PUB

Mundo

República Centro Africana: Acordo de Paz assinado na terça-feira

O Acordo de Paz concluído no sábado, em Cartum, no Sudão, pelo Governo da República Centro-Africana (RCA) e por grupos armados que controlam grande parte do território será assinado esta terça-feira, 5.

O ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Babikir al-Siddiq, difundiu uma mensagem a comunicar a data, sem revelar qualquer detalhe sobre o Acordo, referindo apenas que o presidente da RCA, Faustin Archange Touadéra, “participará” na cerimónia de assinatura.

Babikir al-Siddiq não revelou o local onde será assinado o Acordo de Paz, admitindo-se que possa ocorrer na capital do Sudão, Cartum.

No entanto, o Governo da RCA avançou que terá lugar na capital do país “nos próximos dias”, o que não está ainda confirmado.

A assinatura do Acordo foi comunicada pelo comissário da União Africana (UA) para a Paz e Segurança, Smail Chergui, que, na rede social “Twitter”, anunciou que foi obtido “pelo Governo e os 14 grupos armados” representados em Cartum.

Iniciadas em 24 de Janeiro na capital do Sudão, estas negociações, sob a égide da UA, pretendem um Acordo e a criação de uma Comissão de Acompanhamento para procurar instalar a paz na RCA, um país devastado pela guerra desde 2013.

Na quinta-feira, as negociações de paz tinham sido suspensas devido a desacordos, principalmente sobre a questão da amnistia dos responsáveis por crimes, segundo disse uma fonte governamental à AFP.

Este cara-a-cara, inédito para a RCA, reuniu uma delegação do Governo, liderada pelo Presidente Faustin-Archange Touadéra, com os principais chefes dos grupos armados da RCA.

Estiveram presentes em Cartum os antigos generais da Séléka, a ex-coligação que conquistou Bangui em 2013: Ali Darassa, chefe da Unidade para a Paz na RCA (UPC, na sigla em francês), Noureddine Adam, chefe da Frente Popular para o Renascimento da RCA (FPRC), e Mahamat Al-Khatim, chefe do Movimento Patriótico para a RCA (MPC).

Desde o início da crise na RCA já foram assinados sete acordos de paz, sem que algum tivesse conseguido trazer a estabilidade ao país.

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-Presidente François Bozizé por vários grupos unidos na designada Séléka (que significa Coligação na língua franca local), o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas sob a designação anti-Balaka.

O conflito neste país, com o tamanho de França e uma população que é menos de 4,6 milhões, já provocou 700 mil deslocados e 570 mil refugiados, e colocou 2,5 milhões de pessoas a necessitarem de ajuda humanitária.

O Governo do Presidente Faustin-Archange Touadéra, um antigo primeiro-ministro que venceu as Presidenciais de 2016, controla cerca de um quinto do território.

O resto é dividido por mais de 15 milícias que, na sua maioria, procuram obter dinheiro através de raptos, extorsão, bloqueio de vias de comunicação, recursos minerais (diamantes e ouro, entre outros), roubo de gado e abate de elefantes para venda de marfim.

PUB

PUB

PUB

To Top