PUB

Política

Fragata Alvares Cabral na Praia para continuar missão de cooperação na área da Defesa

A visita à ilha de Santiago visa dar continuidade às ações planeadas de cooperação no domínio da Defesa que arrancou no dia 29 de janeiro em São Vicente.

Conforme explica uma nota chegada à nossa redação, essas ações visam “incrementar a interoperabilidade entre a Marinha portuguesa a as autoridades cabo-verdianas, bem como contribuir para a capacitação no âmbito da segurança marítima e no apoio ao combate às atividades ilícitas no mar”.

A Fragata esteve atracada no porto de Mindelo de 29 de janeiro a 1 de fevereiro para ações de treino nas áreas médica, da segurança da navegação, busca e salvamento marítimo, vigilância marítima, limitação de avarias, proteção de um navio no porto e técnicas de abordagem a partir do mar.

Ainda em São Vicente, foram conduzidos ainda ao nível da componente anfíbia, diversos treinos conjuntos entre as forças de fuzileiros dos dois países, onde se incluiu o tiro de combate.

Após o treino em terra, a força de fuzileiros portuguesa junto com vinte e nove fuzileiros de Cabo Verde, foram projetados a partir da fragata Álvares Cabral para a praia de S. Pedro, tendo efetuado um raid anfíbio noturno.

A Fragata encontra-se a navegar na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Cabo Verde para apoiar a realização de ações de fiscalização marítima levadas a cabo por elementos da Polícia Judiciária, Polícia Marítima e Inspeção de Pescas de Cabo Verde, para detecção de atividades ilícitas no mar.

PUB

PUB

PUB

To Top