PUB

Destaques

Destaques da edição 597 do Jornal A NAÇÃO

DOM ARLINDO FURTADO BARALHA DEBATE

Regionalização “relegada” para dia de “São Nunca”

Os últimos desenvolvimentos, entre as quais as recentes declarações de Dom Arlindo Furtado em torno da Regionalização, podem refrear os ânimos em torno dessa ideia que se arrasta há mais de 20 anos. O PAICV congratula-se com o Chefe da Igreja Católica em Cabo Verde, enquanto o MpD remete-se ao silêncio estratégico.

ENSAIO DE JOSÉ MARIA NEVES

Que Regionalização para Cabo Verde?

O antigo Primeiro-Ministro (PM), defende que, sendo Cabo Verde um micro-Estado, um espaço territorial exíguo, não há, salvo melhor opinião, condições sócio-económicas e financeiras para um processo imediato de Regionalização Política.

Contudo, José Maria Neves não descarta, essa possibilidade a prazo.

“OPERAÇÃO ESER” RENDE APREENSÃO DE 10 TONELADAS DE DROGA  

Há indícios de transbordo no alto-mar 

Dados de sítios especializados em “transhipping” apontam para uma a redução acentuada de velocidade e consequente estagnação do navio “ESER” na sua rota, no dia 28 de Janeiro. Esta manobra, segundo especialistas, pode indiciar uma situação de transbordo no mar alto. O barco pode ser declarado perdido a favor do Estado de Cabo Verde se for confirmado o envolvimento do armador no transporte da cocaína aprendida no Porto da Praia no passado fim de semana.

SANTO  ANTÃO

Pescadores exigem infra-estruturas para potenciar pesca

Santo Antão, pelo seu potencial a nível das pescas, continua à espera de infra-estruturas que estimulem esta actividade económica na ilha. Os pescadores da Ponta do Sol (no Município da Ribeira Grando), Tarrafal de Monte Trigo (Porto Novo) e Janela (Paúl) têm estado a reivindicar a construção de pequenos cais de pesca nessas comunidades. Para já, de vista a Santo Antão, o ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, garantiu a resolução imediata do problema do arrastadouro de Boca de Pistola, na Ponta do Sol.

ECONOMIA

IGAE destrói 8 mil litros de aguardente de má-qualidade

A Inspeção-Geral das Actividades Económicas (IGAE) continua a apertar o cerco à produção de grogue de má-qualidade. Cerca de oito mil litros de aguardente e derivados de má qualidade foram destruídos, durante uma operação na  na ilha de Santiago. Quase uma centena de alambiques estão com licenças canceladas.

NEGÓCIOS

Santiago Business & Turismo quer atrair investimento estrangeiro

É um “bebé” de quase três meses, mas sonha alto. Desenvolvida por um ex-emigrante na Bélgica,  José Valdemiro Lopes, a Santiago Business & Turismo é uma plataforma digital dedicada à promoção de negócios e turismo desta ilha, que pretende atrair a diáspora e o investimento estrangeiro. Falta, agora, engajar as instituições financeiras e demais empresas nacionais à ideia.

 

62 ANOS APÓS PRIMEIRA EDIÇÃO,  CHEGA AGORA EM INGLÊS

“Há muito que fazia falta uma tradução de ‘Chiqunho’ nos EUA” 

O cabo-verdiano Carlos A. Almeida e a portuguesa Isabel Fêo Rodrigues, académicos nos Estados Unidos da América (EUA), lançam no próximo dia 22, em New Bedford, nos EUA, a versão em inglês do romance Chiquinho, de Baltasar Lopes. Precisamente 62 anos depois da primeira edição desse clássico da Literatura cabo-verdiana. Os dois tradutores contaram ao A NAÇÃO, por e_mail, o desafio que foi traduzir aquele que foi considerado, pelos leitores deste Jornal, “o mais importante livro” de Cabo Verde.

 

-Esta Edição nº 597 – que já está nas bancas -, traz, também, o habitual Caderno ETC.; assim como, a  Opinião  de Pedro Ribeiro; e a Coluna de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top