PUB

São Vicente

São Vicente: Velejadores brasileiros são soltos após 18 meses na prisão

Os velejadores brasileiros Daniel Guerra, Rodrigo Dantas e Daniel Dantas, acusados de tráfico internacional de drogas, foram soltos ao início da tarde de ontem quinta-feira (7).

Os velejadores, que estavam presos desde 2017, na cadeia da Ribeirinha, em São Vicente, vão aguardar em liberdade os próximos trâmites do processo, que segue em primeira instância, sem indicações da data de um novo julgamento.

“A decisão foi com base em um direito humano que é a presunção de inocência e não condicionou que eles permaneçam em Cabo Verde. Vamos empreender esforços para que eles consigam voltar ao Brasil o quanto antes”, disse o advogado dos velejadores, Paulo Oliveira.

Daniel Guerra, Rodrigo Dantas e Daniel Dantas foram presos em 2017 e condenados a 10 anos,  num processo na  qual a justiça cabo-verdiana desconsiderou testemunhas brasileiras e um inquérito feito pela Polícia Federal brasileira que apontava que os velejadores desconheciam o transporte da droga.

A sentença foi anulada em Janeiro de 2019 e o processo voltou para a primeira Instância da justiça.

Na passada segunda-feira (4) os velejadores receberam um documento que os informava que o processo tinha caído da segunda para a primeira Instância, sendo recebidos pelo juiz Antero Tavares, o mesmo que os condenou a dez anos de prisão.

Com isso, nesta quinta-feira (07) o juiz Antero Tavares emitiu uma documentação determinando a libertação dos três, de acordo com o Código de Processo Penal de Cabo Verde, conforme os apontamentos feitos pelos advogados das partes.

Os familiares  receberam os velejadores na porta da Cadeia Central de Ribeirinha, em São Vicente.

Entretanto a libertação dos velejadores não significa que foram inocentados, mas sim que irão aguardar os trâmites legais em liberdade.

PUB

PUB

PUB

To Top