PUB

Mundo

Angola fecha representações comerciais em Portugal, Brasil e Macau 

O ministro do Comércio angolano indicou que todas as representações comerciais de Angola no exterior, incluindo Portugal, Brasil e Macau, vão ser encerradas até 28 deste mês, sendo substituídas pela figura de Adido Comercial junto das embaixadas.

Em comunicado, Jofre Van-Dúnem Júnior indica que a medida tem “carácter imediato e incondicional”, pelo que encerram as representações em Portugal, Brasil, Macau, Espanha, Bélgica, África do Sul, Cuba, China e Estados Unidos da América.

Van-Dúnem Júnior justifica a medida – citada pela Lusa – com a necessidade de se conformar a figura dos então Representantes Comerciais de Angola no Estrangeiro ao Decreto Presidencial que aprovou o Estatuto Orgânico do Ministério das Relações Exteriores para a categoria de Adido Comercial junto das missões diplomáticas de acolhimento, abrangendo, também, o pessoal de recrutamento local.

“(A partir de 28 de Fevereiro), as Representações Comerciais deixam de ter despesas de pessoal, sob cominação de responsabilização do gestor da respectiva representação”, lê-se no documento, a que a Lusa teve acesso.

“As Representações Comerciais de Angola no Exterior devem adoptar os procedimentos conducentes à cessação de funções, nos termos da Lei e o concomitante regresso ao país dos funcionários de nomeação central que se encontram até à data em exercício de funções”, termina o comunicado de Van-Dúnem Júnior.

O ministro não explicita no comunicado quantos funcionários estão envolvidos.

PUB

PUB

PUB

To Top