PUB

Mundo

Espanha: PM anuncia esta sexta-feira se convoca ou não Eleições

O Primeiro-Ministro (PM) espanhol, Pedro Sánchez, anuncia, esta sexta-feira, 15, após a reunião do Conselho de Ministros, a sua decisão de convocar ou não Eleições antecipadas, segundo fontes do Palácio da Moncloa (a Sede do Governo).

A decisão de Sánchez será conhecida dois dias depois de a proposta de Orçamento Geral do Estado espanhol para 2019 ter sido rejeitada no Congresso dos Deputados (Câmara Baixa do Parlamento), com os votos da ERC (Esquerda Republicana de Catalunha) e do PDeCAT (Partido Democrático Europeu da Catalunha), que se juntaram ao PP (Partido Popular, direita), Cidadãos (direita liberal), Foro Asturias (regionalista) e Coligação Canárias (regionalista).

O Orçamento foi chumbado com 191 a favor, 158 contra e uma abstenção.

Pedro Sánchez e vários dirigentes socialistas têm afirmado que, sem orçamento, a Legislatura, que deveria terminar em meados de 2020, seria “encurtada”.

Sánchez tornou-se PM em 2 de Junho de 2018, depois de o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol, de que é líder) ter conseguido aprovar, no Parlamento, uma Moção de Censura contra o Executivo do PP, com o apoio do Unidos Podemos e de uma série de partidos mais pequenos, entre eles os nacionalistas bascos e os independentistas catalães.

Estes últimos votaram, quarta-feira, 13, ao lado da Oposição de direita para chumbar o Orçamento. Os separatistas catalães têm vindo a pressionar o Governo para iniciar negociações sobre a auto-determinação da Catalunha.

PUB

PUB

PUB

To Top