PUB

Mundo

ONU: SG preocupado com “frágil” situação na Guiné-Bissau

O secretário-geral (SG) da ONU (Organização das Nações Unidas), o português António Guterres, continua preocupado com a situação “frágil” da Guiné-Bissau, salientando que a desconfiança entreos  actores políticos e as “manobras políticas” continuam a dificultar o processo eleitoral.

“Apesar dos progressos iniciais realizados entre Abril e Junho de 2018, incluindo a nomeação de um Primeiro-Ministro de consenso e a formação de um Governo amplamente representativo, a situação na Guiné-Bissau continua frágil”, refere António Guterres num Relatório que vai ser analisado pelo Conselho de Segurança da ONU, no final de Fevereiro, e a que a Lusa teve acesso.

No Relatório, divulgado na página oficial na Internet das Nações Unidas, o secretário-geral da ONU salienta que a “persistente falta de confiança entre os actores políticos na Guiné-Bissau e as manobras políticas a eles associadas continuam a dificultar o bom funcionamento do processo eleitoral”.

“Peço uma vez mais a todos os actores políticos da Guiné-Bissau que deem prioridade ao seu país e aos seus compatriotas e resolvam as suas diferenças através de um diálogo construtivo”, refere António Guterres – citado pela Lusa -, sublinhando que isso é essencial para alcançar a estabilidade política.

António Guterres refere que as Nações Unidas continuam disponíveis para ajudar o País, mas que é preciso as “partes interessadas nacionais demonstrarem boa-fé e vontade política para continuar o progresso do país em direção à estabilidade política e institucional”.

“Aqueles que obstruírem o processo eleitoral devem ser responsáveis pelas suas acções”, sublinhou, referindo-se à ameaça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que voltou a admitir a imposição de sanções a quem criasse obstáculos à realização de Eleições.

A Guiné-Bissau realiza Eleições Legislativas a 10 de Março, a Campanha Eleitoral começa no sábado, 16, e vai decorrer até 8 de Março.

No Relatório, Guterres recomenda ao Conselho de Segurança a extensão do mandato do Gabinete Integrado para a Consolidação da Paz e Segurança por o período de mais um ano, até Fevereiro de 2020.

O Conselho de Segurança deverá discutir o Relatório do SG da ONU no final de Fevereiro.

PUB

PUB

PUB

To Top