PUB

Economia

INE começa a preparar recenseamento em março e está a recrutar 156 agentes cartográficos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde realiza, a partir do próximo mês de março, a atualizaçao cartográfica e o pré-recenseamento no âmbito do V Recenseamento Geral da População e Habitação ou “Censo 2020”.

Segundo o presidente do conselho de administração do INE, Osvaldo Borges, neste momento, está em curso o concurso para recrutamento de 156 agentes cartográficos que depois serão distribuídos por todo o território nacional para recolha de dados.

A atualização cartográfica e o pré-censo têm por objetivo inventariar o conjunto de lugares habitados, disponibilizar um inventário atualizado e completo dos serviços públicos e equipamentos coletivos existentes a nível da cada zona. Visa ainda inventariar, georreferenciar e caracterizar todos os edifícios e alojamentos do país.

Na realização dessa atividade o INE está a contar com o apoio da União Europeia. Osvaldo Borges adianta que a grande preocupação do INE tem a ver com a necessidade de mobilização de recursos para financiar todas as operações a serem realizadas no âmbito do Censo 2020.

Do orçamento total de 400 mil contos, a instituição conseguiu mobilizar ainda apenas 30%. Entretanto, Osvaldo Borges está crente que o INE, que já conta com o apoio da Cooperação Espanhola, da União Europeia e das Nações Unidas, vai conseguir colmatar esse ‘gap’ financeiro.

Este responsável lembra que o INE tem agora mais recursos disponibilizados através do Orçamento do Estado para cobrir as despesas do gabinete do Censo já instalado. Entretanto, perspetiva-se a realização de uma mesa redonda em breve, um encontro com os parceiros de cooperação no sentido de arrecadar mais recursos.

Realizado de 10 em 10 anos, o Censo é a maior operação estatística realizada por um país e possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas.

Económico Cabo Verde

PUB

PUB

PUB

To Top