PUB

Cultura

Hoje é dia da Língua Materna: data assinalada com várias iniciativas na capital

Para comemorar o dia Internacional da Língua Materna, que se assinala esta quinta-feira, 21, estão previstas várias iniciativas na capital.

Uma delas é o lançamento, na Biblioteca Nacional, do livro de bolso “Auto da língua cabo-verdiana – alguns traços estruturais” da linguista Adelaide Monteiro.

A obra vai ser apresentada por António Correia e Silva e Filomena Delgado e o lançamento acontece pelas 17h30 na Sala de Conferências da Biblioteca Nacional.

Este ano o lema é ”As línguas autóctones são importantes para o desenvolvimento, a construção da paz e a reconciliação”.

De acordo com a nota de imprensa chegada à nossa redação, o lançamento do livro “Auto da língua cabo-verdiana – alguns traços estruturais” da Adelaide Monteiro vai contar com uma “performance” a ser apresentada pelas crianças e jovens da Associação Cabo-verdiana de Surdos sobre o uso da língua gestual.

Adelaide Monteiro é linguista do Instituto do Património Cultural, é formada pela Universidade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Letras Neolatinas Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É ainda coautora do “Manual e língua cabo-verdiana do Corpo de Paz” e autora do programa áudio e vídeo “Lê e Skebi na Língua Kabuverdianu”.

Sensibilizar alunos

Também em Comemoração do Dia Internacional da língua materna, a Associação para a Promoção do Património Educacional Cabo Verde (ASPPEC) e o Museu de Educação vão promover uma palestra direcionada aos alunos do Ensino Básico, sobre a importância da língua materna.

A iniciativa acontece também esta quinta-feira,21, pelas 16h30, no auditório da Reitoria da Uni-CV, no Plateau.

A palestra será orientada pelo especialista em língua cabo-verdiana, Marciano Moreira, e tem como objetivos, assinalar o dia internacional da língua materna e incentivar a aprendizagem de forma correta da língua cabo-verdiana.

Recorde-se que o dia da língua materna foi proclamado pela UNESCO em 1999, e é comemorado anualmente, como forma de promover o multilinguismo e a diversidade linguística e cultural.

PUB

PUB

PUB

To Top