PUB

Cultura

CCP-Mindelo: Vamar Martins em solo de guitarra

O guitarrista Vamar Martins sobe esta sexta-feira, 22, ao palco do Centro Cultural Português do Mindelo (CCP-Mindelo) num concerto intimista, mas com direito a convidados. Entre eles, o pai, o músico, escritor e compositor Vasco Martins. A proposta é de Jazz & Blues, com o sabor da música das ilhas à mistura.

Há vários anos emigrado em França, Paris, onde vem construindo uma carreira na música, como artista e professor, Vamar Martins encontra-se a passar uma temporada na sua ilha natal, São Vicente. Esta sexta-feira, 22, sobe ao palco do Centro Cultural Português do Mindelo, para um espectáculo intimista mas com direito a convidados. Entre eles, o pai, o músico, escritor e compositor Vasco Martins, uma das pessoas que mais tem influenciado a sua carreira, a par de nomes como Pat Metheny, Joe Satriani e até Amílcar Cabral.

Filho de Vasco Martins e Margarida Martins, Vamar tem nos genes o talento nato para a música e tem-se destacado em várias salas de espectáculos de França, especialmente na capital parisiense mas também em festivais na Europa. A crítica estrangeira tem-no descrito como um “virtuoso” da guitarra que navega entre o jazz e o blues, com um toque especial de morna, coladeira e batuque. O som das ilhas que conquista cada vez mais fãs na Europa e que incluiu nos acordes da sua guitarra.

Além da carreira como guitarrista, Vamar Martins conta no seu currículo com composições também para peças de teatro. Foi inclusive responsável pela composição da música da peça “À Espera da Chuva” (2002), uma produção do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, onde foi acompanhado ao vivo pelo clarinete de Dani, que entretanto faleceu assassinado na tragédia do Monte Txhota, Ilha de Santiago, em 2016.

Vamar Martins participou também na música que deu vida ao espectáculo “Opera Crioulo”, que subiu ao palco do Centro Cultural de Belém, assinada pelo pai Vasco Martins e pelo coreógrafo cabo-verdiano António Tavares. Agora de volta às origens, Vamar vai presentear os fãs e os amantes da boa música com um show que promete surpresas.

PUB

PUB

PUB

To Top