PUB

Mundo

“Save the Children” pede à Igreja Católica  protocolos de prevenção a abusos sexuais

A Organização Não-Governamental (ONG) “Save the Children” pede à Igreja Católica que aproveite a Cimeira Sobre Abusos Infantis – que decorre desde quinta-feira, 21,  até domingo, 24, no Vaticano -,  para adoptar protocolos de prevenção e aumentar a transparência para que as igrejas sejam espaços seguros para as crianças.

Em comunicado, a “Save the Children” pede à Igreja para adoptar o firme compromisso de lutar contra os abusos com protocolos de prevenção “claros e concretos” e formação e que denuncie casos de abuso às autoridades competentes.

O apelo da Organização surgiu no dia em que começou, no Vaticano, uma Cimeira Sobre a Protecção da Criança e os Abusos Sexuais por parte do Clero, na qual participam os presidentes da Conferências Episcopais em Roma.

Segundo dados da “Save the Children”, entre 10 e 20 por cento (%) da população sofreu abusos sexuais na infância.

Em 2017 foram apresentadas quatro mil 211 denúncias de abusos sexuais contra menores em Espanha, uma violência que acontece em casa, na escola, no desporto e dentro da Igreja.

Na abertura da Cimeira, que decorre até domingo, o Papa Francisco pediu “medidas concretas e efectivas” para erradicar os abusos sexuais por parte do Clero, considerando que não basta condenar esses crimes.

“O povo de Deus está a ver-nos e espera que nós não só condenemos, mas que tomemos medidas concretas e efectivas”, afirmou o Papa Francisco, perante 190 representantes da hierarquia religiosa, reunidos numa Cimeira sem precedentes na História da Igreja, para abordar os abusos sexuais cometidos por membros do Clero.

O Papa argentino vai tentar convencer, nos próximos dias, os presidentes das Conferências Episcopais da Igreja Católica no mundo da sua responsabilidade individual face às agressões sexuais a menores.

Ouvir as vítimas, aumentar a consciência, aumentar o conhecimento, desenvolver novos procedimentos, e partilhar boas-práticas são alguns dos objectivos do encontro.

O Encontro sobre a “Protecção dos Menores na Igreja” focará três temas principais: responsabilidade, assunção de responsabilidades e transparência.

Na preparação deste Encontro, a Comissão Organizadora da Cimeira pediu aos presidentes das Conferências Episcopais para ouvir as vítimas nos seus países.

PUB

PUB

PUB

To Top