PUB

Talento

“Tchoiss” brilha como médio na Académica do Porto Novo

“Tchoiss” é a alcunha pela qual é conhecido Ailton Pinto, jovem futebolista da equipa da Académica do Porto Novo. Nasceu na ilha de Santo Antão há 24 anos. Cresceu entre Ribeira das Patas e o bairro de Berlim, onde, desde pequeno, familiarizou-se com a bola.

Actuando na posição de médio, há já 10 anos que Tchoiss representa os diferentes escalões da equipa da Académica do Porto Novo. Iniciou o seu percurso no mundo do futebol ao serviço da Escola de Futebol Rildo Tavares, no escalão sub-12, onde foi campeão regional em Santo Antão Sul (2007). No ano seguinte, promovido a equipa sub-15, sagrou-se uma vez mais campeão regional. Rumou a Académica do Porto Novo para representar os sub-17 e conseguiu a conquista de três campeonatos regionais em quatro possíveis. Já em 2011 regressou a equipa que o catapultou para o futebol, a Escola de Futebol Rildo Tavares.

Actualmente dá cartas no meio-campo da Académica do Porto, tendo já uma série de conquistas de regionais no escalão sénior, a par de presenças no Campeonato Nacional de Futebol.

Tendo passado pelas mãos de treinadores como Rildo Tavares, Adívio Gomes Mussul e Gunga Fonseca, este jovem realça o grande papel que o actual técnico da Académica do Porto Novo desempenhou no seu percurso como atleta. “Gunga me marcou mais porque foi ele que me promoveu aos séniores, numa altura onde eu ainda era muito fraquinho (fisicamente)”, diz.

No meio de tantas dificuldades, principalmente lesões,Tchoiss ambiciona nada mais nada menos do que erguer a Taça de campeão nacional, algo que por várias vezes lhe escapou, ao serviço da Académica do Porto Novo. Chegar a selecção principal de Cabo Verde e jogar no estrangeiro são outros dos objectivos deste talentoso jovem.

Cr7 é a sua grande referência, mas espelha-se também em Iniesta, Pirlo, Xavi e Samaris. 

PUB

PUB

PUB

To Top