PUB

Política

Sal: António Monteiro admite alguma evolução positiva no sentido de melhorar a vida da população

O líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID – oposição) concluiu esta sexta-feira uma visita de dois ao Sal, tendo apreciado, “positivamente”, os esforços que se vão fazendo, visando a melhoria das condições de vida da população.

Considerando as obras de reabilitação das casas das pessoas que vivem no Alto Santa Cruz, Alto São João, e Terra Boa, António Monteiro admitiu, em declarações à Inforpress, que há algum avanço que “deixa a sensação” que a câmara e o Governo estão apostados a trabalhar no sentido de melhorar a vida das pessoas.

“Consideramos que este avanço é um sinal positivo, de que as pessoas poderão, em breve, ter um espaço infra-estruturado para poderem melhorar a condição das suas habitações, permitindo-lhes, desta forma, melhor dignidade”, encarou.

António Monteiro manifestou, igualmente, satisfação com o facto de a câmara, conforme informações de que dispõe, ter disponibilizado mais de 500 lotes de terreno, também naquela zona, de forma gratuita, para as pessoas com menos recurso.

“Este é um gesto positivo que poderá ajudar as pessoas na obtenção de habitação própria”, considerou, apontando, entretanto, que apesar de o Sal ser das ilhas com um nível de desemprego “muito baixo”, mesmo assim as pessoas reclamam mais postos de trabalho.

Neste particular, António Monteiro destacou o “fenómeno” da relação de trabalho existente no hotel, em que no tempo de época baixa, disse, as pessoas são mandadas para casa, enquanto outras, em se aproximando o tempo de cinco anos de serviço, onde poderiam ser vinculadas no quadro, são dispensadas, “colocando em risco” a sua sustentabilidade familiar.

“Achamos que o Governo tem de tomar uma atenção muito especial nessa matéria, porque os cidadãos não podem ser usados quando é de interesse do patronato e quando não, serem rechaçados”, criticou.

Por outro lado, passando pela Praia de Santa Maria, constatando o estado em que se apresenta, António Monteiro chama atenção para uma gestão cuidada a nível do saneamento, segurança e da própria qualidade da água do mar, em termos de análises, um handicap, nota, que deve ser “imediatamente” ultrapassado.

A situação do Pontão, o assédio ao turista, o problema de fiscalização, entre outros aspectos, leva o líder da UCID a reclamar uma atenção especial para a cidade turística.

“Não obstante sentirmos que há alguma vontade da Câmara Municipal em querer fazer alguma coisa para melhorar a qualidade de vida daqueles que nos visitam e procuram a tranquilidade das praias de Santa Maria”, admitiu.

“A visita ao Sal deixa-nos com uma visão de que há uma vontade de melhorar a situação, mas é preciso sermos mais céleres, juntarmos as sinergias necessárias para que a riqueza gerada na ilha seja distribuída para todos aqueles que, de forma directa, participam na sua criação”, concluiu.

Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top