PUB

Desporto

Sal: arranca hoje 1ª etapa do mundial de kitsurf

A praia de Ponta Preta, no Sal, recebe de hoje a 3 de Março a segunda edição da I Etapa do Circuito Mundial de Kitsurf’2019, evento que envolve os melhores kitsusfistas do planeta, em representação dos cinco continentes.

Promovido pelo Nautic Sports e Global Kitesports Associaton (GKA),  o Mundial de Kitesurf de Ponta Preta, que pelo segundo ano consecutivo realiza-se nas águas deste arquipélago, conta com “uma forte ofensiva” de 10 praticantes cabo-verdianos que lutam para o título nas ondas desta praia de Santa Maria, apostada nas melhores acrobacias com o intuito de somarem a maior pontuação.

Considerada uma das maiores potências mundiais em kitesurf, Cabo Verde justifica este estatuto pelo facto das maiores figuras mundiais desta disciplina serem cabo-verdianos, pelo que, naturalmente, são apontados pela imprensa internacional especializada como potenciais candidatos ao título deste Mundial, cujo só o Circuito de Ponta Preta coloca 30 mil euros em prémios.

Mitú Monteiro e Matchú Lopes que nos últimos anos decidiram competir pelas cores da Espanha, e Airton Cozzolino, tricampeão do mundo e detentor do título, que deixa Itália para regressar às origens nesta prova, a ser disputada nas disciplinas de “wave”, “stropers” e “frystile”, fazem jus às distinções.

A ilha do Sal vai estar, por estes dias, no centro das atenções do mundo, já que esta prova internacional tem já assegurada transmissão directa para todos o mundo, tanto através das tv, como pelas plataformas digitais especializadas neste desporto náutico, o que faz com que Cabo Verde esteja  na rota do mundo.

A edição de 2018 foi transmitida para mais de 70 países tendo batido o recorde de visualizações ao superiorizar os nove milhões de espectadores.

O Governo associa-se à organização na materialização deste projecto mundial, pelo que o ministro do desporto, Fernando Elísio Freire considera que Cabo Verde ao receber pela segunda vez consecutiva esta Copa do Mundo, revela-se, “como mais uma oportunidade para” o país dar o seu melhor, tando na participação, como na organização deste evento.

“O nosso objectivo é estar entre os melhores a nível mundial”, garante o governante, responsável pela área do desporto.

O circuito de Ponta Preta marca o arranque das 13 edições que constituem este evento mundial denominado “2019 GKA Kite World Tour Events” ao qual se segue as praias de Leucate (França), Dakhla (Marrocos), Sylt (Alemanha), Tarifa (Espanha), Gran Canaria (Espanha), Sotavento (Espanha), Malmo (Suécia), Ilhas Mauricias, Cumbuco (Brasil), Prea (Brasil), Maui (Hawaii) e Torquay (Austrália).

Inforpress

*Título da responsabilidade da redacção

PUB

PUB

PUB

To Top