PUB

Mundo

Senegal: Macky Sall reeleito à primeira volta

O Presidente-cessante senegalês, Macky Sall, foi reeleito à primeira volta, com “pelo menos 57 por cento” dos votos, nas Eleições Presidenciais de domingo, 24, anunciou, esta segunda-feira, 25, o Primeiro-Ministro (PM), Mahammed Boun Abdallah Dionne.

“Os resultados permitem-nos dar os parabéns ao Presidente Macky Sall pela sua reeleição”, disse Dionne, que falava na sede da Coligação Presidencial, em Dacar (a Capital), citado pela agência de notícias francesa, France-Presse.

A agência de notícias espanhola EFE cita, também, o PM senegalês, que anunciou Macky Sal como vencedor, à primeira volta, das eleições presidenciais de domingo, com pelo menos 57 por cento (%) dos votos, salvaguardando, no entanto, que a Comissão Eleitoral do país ainda não tinha revelado os resultados oficiais provisórios.

Também os órgãos de comunicação social locais colocavam Sal na liderança às primeiras horas da contagem dos votos – mas alguns não atribuíam os 51% necessários para evitar uma segunda volta -, o que levantou duras críticas dos candidatos opositores, por entenderem que só a Comissão Eleitoral pode adiantar resultados oficiais.

Às Eleições Presidenciais de domingo concorreram cinco candidatos, entre os quais: o Presidente-cessante, Macky Sall, que procura um segundo mandato, além do ex-PM, Idrissa Seck; do deputado Ousmane Sonko, figura relevante da oposição; do candidato do Partido da Unidade e da Liberdade (PUR), El Hadji Issa Sall, e de um candidato próximo do ex-Presidente Abdoulaye Wade (2000-2012), Madicke Niang.

Estas Eleições contam com uma missão de observação da Francofonia.

PUB

PUB

PUB

To Top