PUB

Mundo

Itália com primeira praia onde é proibido fumar

A estância turística de Bibione, em Veneza, vai ter a primeira praia italiana com proibição de fumar, com o objectivo de proteger o ambiente, o mar e proporcionar um ar mais saudável para os veraneantes.

A decisão – diz o “The Guardian” – chega de forma definitive, depois de oito anos de consciencialização, através do projecto “Breathe The sea Air”, que chegou a implementar uma proibição de fumar no trecho entre a primeira linha de guarda-sóis e o mar.

A proibição vai abranger toda a praia do “Resort Turístico”, no Norte do Adriático, e será implementada no final de Maio. As novas medidas implicam, também, a instalação de áreas para fumadores que se situarão entre 300 a 400 metros da linha de água.

Só em Maio serão conhecidos outros detalhes da nova legislação, como as multas a aplicar e se os cigarros electrónicos serão ou não permitidos.

Este projecto, que pretende livrar a zona balnear das beatas, proteger o mar dos resíduos e tornar o ar mais saudável para os veraneantes, é apoiado pelo Ministério da Saúde italiano, pelo Instituto Nacional do Cancro de Milão e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo que estas instituições pretendem divulgar os resultados do projecto a nível mundial.

Sublinhe-se que entre 2014 e 2018, como parte do projecto, foram recolhidas 550 mil beatas na praia de Bibione, que teriam acabado no mar se não tivessem sido recolhidas. A decomposição de uma beata pode levar até dez anos.

PUB

PUB

PUB

To Top