PUB

Economia

Vivo Energy concluiu transação com a Engen Holdings e passa a marcar presença em 23 mercados africanos

A Vivo Energy concluiu a transação com a Engen Holdings (Pty) Limited («Engen» ou «EHL»), que esteve previamente anunciada a 18 de setembro de 2018.

Segundo uma nota de imprensa chegada à nossa redacção, essa transação acrescenta operações em oito novos países e 230 estações de serviço da marca Engen à rede da Vivo Energy, levando a sua presença total para mais de 2000 estações de serviço, em 23 mercados africanos.

Os novos mercados da Vivo Energy são: Gabão, Malawi, Moçambique, Reunião, Ruanda, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué. As operações da Engen no Quénia (onde a Vivo Energy já opera) são o nono país incluído nesta transação.

De acordo com comunicados anteriores, a contraprestação para a transação inclui uma emissão de 63,2 milhões de novas ações e 62,1 milhões de dólares em numerário por parte da Vivo Energy.

O elemento em numerário da contraprestação foi financiado por uma redução do mecanismo de multidivisas da Vivo Energy. Após a emissão das ações, a Engen deterá uma participação de cerca de 5,0 % na Vivo Energy.

Comentando sobre a transação, Christian Chammas, Diretor Executivo da Vivo Energy, realçou que com esta nova transacção se inicia um “capítulo importante” para a Vivo Energy, “recebendo cerca de 300 novos colaboradores, acrescentando oito novos países à nossa rede e aumentando o nosso mercado-alvo em quase 160 milhões para cerca de 36 % do continente africano”.

Com base nas informações disponibilizadas pela Engen, a Vivo Energy acredita que os resultados financeiros do Grupo em 2018 serão semelhantes aos de 2017.

“Espera-se que o aumento dos volumes de combustível, impulsionado pelo segmento comercial, tenha sido compensado por margens inferiores. A Vivo Energy disponibilizará orientação durante todo o ano, integrando os 10 meses de contribuição dos novos mercados da Engen, com a comunicação dos seus resultados do ano inteiro a 6 de março de 2019”, avança a empresa.

Yusa’ Hassan, Diretor-Geral e CEO da Engen garante que a Engen “está animada por embarcar nesta jornada de crescimento com a Vivo Energy e adicionar outra marca forte e respeitada ao Grupo Vivo Energy.”

Após a transação, a EHL manterá a sua participação na Engen Petroleum Limited (a sua empresa e refinaria da África do Sul) e os seus negócios nas Maurícias, Botsuana, Gana, Namíbia, Suazilândia e Lesoto, que não fazem parte desta transação. A empresa da Engen, na República Democrática do Congo (RDC), permanece sob avaliação da Vivo Energy, pendente do acordo entre a Engen e o Governo da RDC em relação à transferência da filial que detém as participações relativas à Engen da RDC.

PUB

PUB

PUB

To Top