PUB

Política

Eleições/Guiné-Bissau: Em Cabo Verde guineenses votaram maioritariamente o PAIGC

O PAIGC, partido de Domingos Simões Pereira, é o partido que os guineenses residentes em Cabo Verde mais votaram nestas eleições legislativas realizadas na Guiné-Bissau e na sua diáspora.

A Inforpress apurou que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde venceu em todas as mesas de voto. Na sede de campanha na Cidade da Praia, o ambiente era festa.

Nestas eleições estão inscritos 2301 eleitores guineenses em oito mesas de votos, distribuídas pela Cidade da Praia (04), Boa Vista (02), Assomada (01) e Santa Cruz (01).

Entre os 21 partidos políticos que se candidatam às eleições, destacam-se o PAIGC, vencedor das legislativas de 2014, e o Partido da Renovação Social (PRS), segunda maior força política do país, mas que esteve no Governo da legislatura que agora termina.

Na corrida participa também o Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), criado há oito meses por um grupo de dissidentes do PAIGC.

As eleições legislativas de hoje visam acabar com a crise política que existe no país desde 2015, quando o Presidente guineense, José Mário Vaz (PAIGC), demitiu o Domingos Simões Pereira do cargo de primeiro-ministro, depois de o PAIGC ter vencido as eleições em 2014 com maioria absoluta.

Durante a última legislatura, a Guiné-Bissau teve sete primeiros-ministros, um dos quais por duas vezes.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top