PUB

Mundo

Índia e Paquistão discutem abertura de fronteira a peregrinos Sikh

As autoridades da Índia e do Paquistão reúnem-se, esta quinta-feira, 14, para desanuviar a tensão entre os dois países e discutir a abertura da fronteira aos peregrinos que pretendem visitar um Mausoléu Sikh, em território paquistanês.

Raveesh Kumar, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Nova Deli, disse que a delegação do Paquistão está no “lado indiano” da fronteira e é chefiada pelo porta-voz da Diplomacia de Islamabad, Mohammad Faisal.

Os dois países admitem substituir os vistos e atribuir salvo-condutos especiais aos peregrinos que querem ter acesso ao Mausoléu Gurdwara Darbar Sahib, na região paquistanesa de Narowal, junto à fronteira.

Guru Nanak, fundador da Religião Sikh estabeleceu-se na actual região paquistanesa de Kartarpur, onde permaneceu até morrer.

O Mausoléu foi construído após a morte de Guru Nanak, no século XVI.

O Templo religioso é visível do lado indiano da fronteira e, por isso, muitos fiéis reúnem-se no local.

Os fiéis esperam a eventual abertura de um corredor especial de acesso ao Mausoléu.

As tensões entre a União Indiana e o Paquistão agravaram-se no mês passado, após um ataque de um grupo radical islâmico que matou 40 polícias na zona indiana de Caxemira.

Em resposta ao atentado, a Força Aérea indiana bombardeou o campo de treino dos radicais islâmicos em território paquistanês.

O Paquistão retaliou, abatendo dois aviões de combate da União Indiana.

Um dos pilotos já foi devolvido a Nova Deli e o outro continua internado num hospital militar do Paquistão, para onde foi transportado na sequência de ferimentos.

PUB

PUB

PUB

To Top