PUB

Mundo

Guiné-Bissau: PJ queima 789 quilos de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau incinerou 789 quilogramas de cocaína, apreendidos no sábado, 9, no valor de 18 milhões de euros, na presença de elementos da Interpol, representantes da comunidade internacional e autoridades guineenses.

A incineração da droga foi feita quinta-feira, 14, a cerca de 20 quilómetros de Bissau, numa zona de mato, com a presença de um forte dispositivo de segurança, garantido pela Ecomib, Força de Interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEA), destacada na Guiné-Bissau.

“Trata-se da maior apreensão de cocaína no nosso país. Esta grande quantidade de produto estupefaciente tinha como destino o Mali para depois atingir outros mercados, com particular destaque para a Líbia e Europa”, afirmou a directora da Polícia Judiciária bissau-guineense, Filomena Mendes Lopes – citada pela Lusa.

No âmbito da “Operação Carapau”, que decorreu durante quatro meses, foram detidas quatro pessoas, nomeadamente, um guineense, dois cidadãos do Níger e um do Senegal, que se encontram em prisão preventiva, enquanto “decorre a investigação”, disse Filomena Mendes Lopes.

Segundo fonte da PJ, um dos cidadãos do Níger detido é assessor especial do presidente do Parlamento daquele país, estando em fuga um homem relacionado com Al-Qaida para o Magrebe Islâmico.

“Com esta apreensão, a Polícia Judiciária expressa novamente o seu total compromisso na luta contra o tráfico de droga, responsabilizando criminalmente e desencorajando aqueles que tentam utilizar o território para a circulação de drogas”, salientou Mendes Lopes.

PUB

PUB

PUB

To Top