PUB

Mundo

Ambiente: Cimeira chega a Acordopara acabar com plásticos nos mares

A IV Assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Ambiente chegou a um Acordo Geral, que ainda terá de ser ratificado, para acabar com a contaminação dos mares com plásticos e micro-plásticos, que entrará em vigor em 2030.

No entanto, a Declaração Final da IV Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente, designada UNEA-4, que terminou sexta-feira, 15, em Nairóbi (no Quénia), deixa de fora o problema da desflorestação, disse o presidente da Assembleia e ministro estónio do Ambiente, Siim Kiisler.

Kiisler disse não querer ser “diplomaticamente incorreto” e não confirmou se países como o Brasil ou os Estados Unidos da América dificultaram os acordos da Assembleia em alguns temas, como o da desflorestação.

O ministro da Estónia, que terminou a Presidência rotativa da UNEA-4, acrescentou que os membros da Direcção e do Grupo de Trabalho da Assembleia estão “optimistas sobre os resultados finais da mesma”.

O Acordo sobre a Poluição Marítima com Plásticos e Micro-Plásticos entrará em vigor em 2030 e não em 2025, como estava inicialmente previsto, confirmou o ministro estónio, que considerou que, apesar disso, “é um bom Acordo”.

Na quinta-feira, o ministro brasileiro do Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o Brasil não poderia assinar acordos relativos à desflorestação que choquem com a legislação do País, que permite percentagens de abate de árvores superiores a outros países.

No Brasil, a legislação em vigor, que data de 1965, permite aos privados a desflorestação de 20 por cento dos terrenos que possuem.

PUB

PUB

PUB

To Top