PUB

Ambiente

Mais de 170 participantes em jornadas florestais da Macaronésia em Cabo Verde

Cabo Verde vai acolher de 27 a 29 de Março, e pela primeira vez, as jornadas florestais da Macaronésia, evento que vai contar com a presença de mais de 170 participantes da região, foi hoje anunciado.

Em conferência de imprensa hoje para apresentar as IX Jornadas Florestais da Macaronésia, o diretor-geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária cabo-verdiano, José Teixeira, disse que entre os participantes 40 são estrangeiros.

Com o evento, pretende-se encontrar uma estratégia comum para a sustentabilidade dos recursos florestais e o seu contributo para o desenvolvimento económico, ambiental e social, segundo José Teixeira.

Também pretende-se partilhar conhecimentos técnicos e científicos e fortalecimento da cooperação entre as instituições de administração, investigação e ensino em torno da problemática da floresta, prosseguiu.

José Teixeira disse que os agricultores serão os “protagonistas” das jornadas, traçando, por isso, uma “abordagem participativa” das comunidades que vivem junto das florestas.

Durante as jornadas serão apresentadas várias palestras, apresentação de posters, visitas de campo.

As jornadas florestais da Macaronésia são uma atividade enquadrada no Projeto de Valorização e Conservação dos Recursos Florestais na região, financiado por Portugal e Espanha.

É um fórum que contará com a presença de profissionais públicos e privados com competência florestal, bem como demais técnicos de áreas conexas, sociedade civil e pessoas com interesse na gestão planificação e proteção florestal.

O evento, que será realizado na Cidade Velha, vai decorrer sob o tema “por uma floresta mais resiliente às mudanças climáticas”.

A Macaronésia é constituída pelos arquipélagos de Cabo Verde, Açores, Madeira e Canárias.

Fonte: Asteriscos e Parenteses

PUB

PUB

PUB

To Top