PUB

Economia

Porto Novo: Novo investimento em energias renováveis reforça sector das pescas em Monte Trigo

A localidade de Monte Trigo, no interior do Porto Novo, Santo Antão, vai beneficiar muito em breve de um novo projecto ligado às energias renováveis. Pretende-se com este projecto “impulsionar” o sector das pescas, na comunidade.

O projecto, “Reforço do acesso à Energia Sustentável para impulsionar actividades geradoras de rendimento”, foi  recentemente aprovado pela Global Environment Facility (GEF), das Nações Unidas. Consiste na instalação de uma central solar fotovoltaica de 15 kwp de potência, que vai permitir duplicar a capacidade de produção de gelo nessa comunidade piscatória.

Monte Trigo dispõe, desde 2013, de uma casa de gelo, com capacidade de produção de 500 quilogramas/dia, que tem estado inoperante nos últimos seis meses, devido, precisamente, à falta de energia, mas, com a instalação da central fotovoltaica, a unidade, além de retomar a sua actividade, vai poder ainda duplicar a sua povoação.

Segundo uma nota da GEF, enviada à redacção do A NAÇÃO, a produção de gelo será  aumentada para mil quilogramas/dia e a casa de gelo ganhará sua autonomia energética com a instalação da central solar de 15 kwp de potência.

“Além do projecto objectivar a melhoria das condições de prática das pescas mediante ao acesso continuo e previsível ao gelo, o projecto pretende igualmente aumentar a disponibilidade de energia eléctrica com energias renováveis na aldeia dando resposta as actuais potencialidades existentes de crescimento económico e empoderar e formar um grupo de mulheres para ocupar as actividades pós-captura nomeadamente a gestão da casa do gelo, com o objectivo de introduzir as mulheres na cadeia de valor da economia local”, pode-se ler na nota.

 

PUB

PUB

PUB

To Top