PUB

Desporto

Copa Africana das Nações’2019: Cabo Verde obrigada a vencer Lesoto para alimentar sonho de qualificação

Após somar apenas quatro pontos nas cinco jornadas da qualificação para a CAN’2019, fruto de uma vitória, um empate e três derrotas, Cabo Verde chega à derradeira ronda do Grupo L, na última posição. O adversário que se segue é Lesoto,  equipa que está na terceira posição, com os mesmos cinco pontos da Tanzânia (2º). O Uganda, já qualificado, tem 13 pontos.

Diante da actual classificação do grupo, só a vitória interessa a Cabo Verde, sabendo que esta poderá também ser insuficiente, caso a Tanzânia triunfe na recepção ao Uganda.

Cabo Verde iniciou o estágio de preparação do embate na passada segunda-feira (18), com 15 dos 25 jogadores convocados por Rui Águas. Babanco, Marco Soares e Ponck chegaram a hora do almoço, mas não treinaram. Os restantes jogadores tinham a chegada prevista para a noite do mesmo dia.

Em conferência de imprensa antes do primeiro treino, Héldon Ramos lembrou que a qualificação não depende só de Cabo Verde, mas que a equipa tem que fazer a sua parte. “Não dependemos só de nós, mas também dependemos de nós. Por isso, se não ganharmos, nada feito”, explicou o extremo.

Por seu turno, Rui Águas considerou que o ideal seria se bastasse somente uma vitória para marcar presença na fase final. “O ideal seria dependermos de nós, mas isso não é possível. Temos o nosso trabalho e temos que nos concentrar unicamente nisso”, frisou.

 

Convocados

A lista de convocados foi divulgada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) a 12 de Março. Kélvin Pires, do Batuque, é a grande novidade da lista que engloba 25 jogadores.

Guarda-redes: Vozinha (AEL Limassol); Márcio Rosa (Cova da Piedade) e Elber Évora (Feyenoord).

Defesas: Jeffrey Fortes (Excelsior); Tiago Almeida (AC Viseu); Stopira (Mol Vidi); Fernando Varela (Paok); Carlos Ponck (Desportivo das Aves); Nivaldo Santos (Concordia) e Kélvin Pires (Batuque FC).

Médios: Helder Tavares (Altay); Rodrigo Lima (SC Braga); Marco Soares (Feirense), Nuno Rocha (Universidade Craiova), Babanco (Feirense), Platini (CM Iasi) e Emerson (Académica da Praia).

Avançados: Ryan Mendes (Al Sharjah); Garry Rodrigues (Al Itihad), Vagner Dias (Nancy), Heldon ramos (Al Taawon), Júlio Tavares (Dijon), Ricardo Gomes (Partizan) e Djaniny Semedo (Al Ahli), Júnior Sena (Académica de Coimbra).

 

Árbitro de má-memória

A partida vai ser dirigida por uma equipa de arbitragem do Mali, liderada por Mahamadou Keita, árbitro de má memória para Cabo Verde. Este juiz, curiosamente, já dirigiu duas partidas de carácter decisivo que Cabo Verde acabou por perder.

A primeira delas foi em 2013, a contar para a qualificação para o Mundial do Brasil (2014). O jogo realizou-se no terreno da Guiné-Equatorial e além de terminar com uma vitória de 4-3 dos equato-guineenses sobre Cabo Verde, foi marcado por sucessivas decisões polémicas, sendo uma delas a expulsão do defesa-central, Fernando Varela.

As mesmas decisões foram contestadas pelos jogadores dentro de campo, mas isso não implicou nenhuma decisão por parte da FIFA. Ainda assim o jogo viria a ser anulado, resultando na vitória de Cabo Verde na secretaria, por uso irregular de um jogador por parte da Guiné Equatorial.

O segundo jogo foi a 29 de Março de 2016 e pôs frente-a-frente Marrocos e Cabo Verde, na corrida para a CAN 2017. A partida era referente a 4ª jornada da qualificação para a prova que se realizaria no Gabão. Desta feita, Cabo Verde perdeu por 2-0, tendo como carrasco o jogador Youssef El Arabi. Entretanto, o juiz da partida teve uma forte influência nesse desfecho, já que assinalou uma penalidade duvidosa contra Cabo Verde. 

 

Treinador do Lesoto pede ajuda antes do jogo com os “Tubarões Azuis” 

O treinador do Lesoto, Maliehe, esteve reunido com antigo adjunto da selecção da África do Sul, para aprender tudo o que puder sobre como vencer Cabo Verde. A informação foi noticiada pelo sítio sul-africano Briefly.co.za, no passado dia 13, que avançou ainda que o técnico do Lesoto tem estudado imagens do último jogo entre a África do Sul e Cabo Verde.

O técnico do Lesoto recorreu a Thabo Senong,  que foi assistente de Stuart Baxter quando a África do Sul jogou Cabo Verde. Mas Maliehe não ficou por aqui, já que se esperava que ele se reunisse com o treinador do Orlando Pirates, Milutin Sredojevich, que já treinou a selecção nacional ugandesa e por isso tem experiência jogando contra o Cabo Verde.

Na segunda jornada desta qualificação, Lesoto e Cabo Verde empataram a uma bola, num jogo disputado a 9 de Setembro, onde Lesoto marcou aos 75 minutos por intermédio de S. Motebang, mas permitiu o empate aos 80, através de Djaniny.

Cabo Verde recebe o Lesoto no Estádio Nacional, na Achada de São Filipe (na Praia), no próximo dia 24, às 14 horas locais. A Nação c/ Briefly.co.za

PUB

PUB

PUB

To Top