PUB

Mundo

Macron recebe Xi Jinping apelando para reforço do “multilateralismo”

O Presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu, esta segunda-feira, 25, o seu homólogo chinês na Riviera francesa, apelando ao “forte multilateralismo” numa altura em que Xi Jinping promove no seu périplo europeu o ambicioso Programa de infra-estruturas, conhecido como “Nova Rota da Seda”.

“Estou muito feliz por receber o Presidente Xi Jinping e sua esposa em França. Esta visita fortalecerá a nossa parceria estratégica e afirmará o papel da França, Europa e China na defesa de um forte multilateralismo”, saudou Emmanuel Macron através da sua conta na rede social “Twitter”, poucos momentos depois de ter recebido Xi em Beaulieu-sur-Mer (Côte d’Azur).

Emmanuel Macron ofereceu ao seu homólogo uma tradução francesa de Confúcio, datada do século XVII, um manuscrito que ilustra os primórdios da sinologia europeia e recebeu em troca um vaso precioso desenhado para a ocasião, que associa imagens alusivas aos dois países, incluindo um panda e um galo.

O presidente francês, que está a tentar harmonizar a abordagem europeia face à China, ao mesmo tempo rival e parceira, juntou a Alemanha e a União Europeia à visita de Xi Jinping.

Numa altura em que a Europa questiona as ambições diplomáticas e comerciais da China, Xi e Macron irão encontrar-se nesta terça-feira, 26, em Paris, com a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, numa das reuniões mais importantes desta visita.

PUB

PUB

PUB

To Top