PUB

Mundo

Portugal: Fisco vai passar a mostrar aos contribuintes onde são gastos os seus impostos  

O Portal das Finanças vai ter, a partir de 1 de Abril,  imagens que mostram aos contribuintes o destino dos impostos que pagam, sempre que estes submeterem uma declaração, anunciou o ministro das Finanças, Mário Centeno.

“É essencial os cidadãos conhecerem o destino dos seus impostos, para que compreendam também a sua função para a nossa comunidade”, referiu Mário Centeno – citado pela Lusa.

É neste contexto que se enquadra a disponibilização de gráficos com informação sobre a utilização da receita fiscal. A medida arrancará no dia em que se inicia a entrega das declarações do IRS e permitirá às pessoas perceberem que 23 por cento (%) dos valores arrecadados pelo Estado se destinam à Protecção Social, enquanto 17% são alocados à Saúde e 13% à Sducação.

O governante reconheceu que, por vezes, no Ministério que tutela, se enfatiza a resolução das questões mais complexas, esquecendo-se de explicar para que servem os impostos.

“Foi num exercício deste género que pensámos: será que os cidadãos têm noção do motivo pelo qual pagam impostos? Mais concretamente: será que o Estado tem feito um bom trabalho a explicar às pessoas para onde vai o dinheiro dos seus impostos? A resposta que encontramos não nos deixou propriamente satisfeitos”, precisou.

Também com o objectivo de se reforçar e melhorar a comunicação com os contribuintes, vai ser criado no seio da Administração Tributária (AT) um Serviço de Apoio e Defesa dos Contribuintes.

PUB

PUB

PUB

To Top