PUB

Política

Santiago Norte: Município de Santa Cruz completa hoje 48 anos da sua criação

De acordo com dados históricos publicados no sítio da autarquia na Internet, Santa Cruz tem 109 quilómetros quadrados e foi proclamado concelho pelo Decreto-Lei nº 108/71, de 22 de Março, pela desanexação de duas freguesias da municipalidade da Praia.

A criação deste município do interior de Santiago, que tem a sede na cidade de Pedra Badejo, teve como objectivo promover o desenvolvimento de actividades que o crescimento populacional impunha e possibilitar às populações, contactos rápidos com as sedes quer do concelho quer das freguesias, onde os seus problemas deviam ser resolvidos.

Considerado como o concelho mais agrícola da ilha de Santiago, com a prática da agricultura a desdobrar-se nas modalidades de regadio e sequeiro, respectivamente, tornando-se assim a principal actividade económica que, aliada ao sector da pesca ocupa cerca de 45% da população activa de Santa Cruz.

Deste modo e considerando a situação da seca e do mau ano agrícola que assola o país, este concelho torna-se num dos municípios mais afectados.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2017, o concelho de Santa Cruz tem actualmente uma população residente de 26.190, sendo 49,4 % do sexo masculino e 50,6 % do sexo feminino, representando 8,7% (por cento) a nível da ilha de Santiago e 4,9 % a nível de Cabo Verde.

No campo da educação, os dados apontam que 84,4 % da população com 15 ou mais anos é alfabetizada, com maior incidência na faixa etária entre 15-24 anos, em que a taxa sobe para 98,3%.

Relativamente ao mercado de trabalho, o INE estima que 50,2 % da população activa de Santa Cruz encontra-se ocupada, sendo 57,8 % homens e 42,5% mulheres. A taxa do desemprego ronda os 5,8 %, sendo 5,7 % nos homens e 6,0 % nas mulheres, ao passo que o desemprego afecta 14,4 % dos jovens (15-24).

Nas condições de vida, 82,1 % dos 6.305 agregados familiares têm acesso à electricidade, 57,7 % e 70,8 % têm acesso à casa de banho e água canalizada (rede pública), respectivamente, 53,8 % usam contentores para evacuação do lixo, 44,9 % usam gás para cozinhar e 53,6% usam a lenha para cozinhar.

No acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o telefone fixo chega a 11,5% das habitações, 74,9 % têm televisão, 6,8% têm televisão por assinatura, 16,9 % têm computador e 7,4% tablet e 63,8 % usam internet.

Para assinalar o dia da criação do município a edilidade realiza durante este fim-de-semana a X edição do Festival Temático “1 Concelho 3 Ritmos” que também se enquadra no âmbito do “Mês da Cultura da Cidade de Pedra Badejo” para celebrar os três ritmos tradicionais, batuco, funaná e tabanka que têm forte predominância no concelho.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top