PUB

Mundo

Portugal convida Guterres para Conferência da Juventude em Lisboa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros convidou o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, a estar presente na Conferência Mundial de Ministros responsáveis pela Juventude, que se realiza em Lisboa (Portugal) a 22 e 23 de Junho.

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, que esteve na quinta-feira na Sede da ONU, em Nova Iorque (nos estados Unidos da América – EUA), em representação do ministro dos Negócios Estrangeiros, disse à Lusa que convidou António Guterres para a Conferência Mundial de Ministros da Juventude, que está a ser organizada por Portugal, ONU e Conselho Nacional da Juventude.

Ana Paula Zacarias sublinhou que a Reunião dos Ministros da Juventude vai voltar a Portugal 21 anos depois, sendo que a última Conferência da Juventude em Lisboa aconteceu em 1998.

A diplomata portuguesa identificou, na reunião com António Guterres, “três grandes momentos” em que Portugal vai poder aumentar laços de cooperação a nível internacional: a Cimeira do Clima, a 23 de Setembro, em Nova Iorque, a Conferência dos Oceanos, a 20 e 21 de Setembro, em Lisboa e a Conferência Mundial de Ministros responsáveis pela Juventude, a 22 e 23 de Junho, também em Lisboa.

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus participou, na quinta-feira, na reunião de alto nível sobre o Clima e Desenvolvimento Sustentável da ONU, que juntou cinco chefes de Estado e 25 membros do Governo de vários países.

Zacarias disse que a reunião de alto nível serviu como preparação para a Cimeira do Clima, em 23 de Setembro, para a qual se pretende que cada país traga planos concretos de acção para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

PUB

PUB

PUB

To Top