PUB

Mundo

PR da Coreia do Sul reúne-secom Trump em Abril 

O Chefe de Estado da Coreia do Sul vai reunir-se com o Presidente norte-americano em Abril, algumas semanas depois do fracasso da segunda Cimeira entre Washington e Pyongyang.

Moon Jae-in chega em 10 de Abril a Washington para uma visita de dois dias, declarou um porta-voz da Casa Azul, a Presidência Sul-Coreana.

“Os dois dirigentes vão manter discussões aprofundadas (…) para coordenar posições sobre a aplicação de um regime de paz na penínsul coreana através de uma desnuclearização completa”, afirmou Yoon Do-han.

Moon é há muito defensor de um diálogo com a Coreia do Norte, País que possui armas nucleares e punido, por isso, com várias sanções económicas internacionais.

O líder Sul-Coreano tem sido o principal impulsionador pelas negociações entre o Presidente Norte-Americano e o dirigente da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Mas, no segundo encontro, em Hanói (Capital do Vietname), no final de Fevereiro, Kim e Trump não chegaram a um entendimento sobre a desnuclerização Norte-Coreana à qual iria corresponder uma diminuição das sanções contra Pyongyang, devido a várias dúvidas que surgiram sobre o futuro do processo.

A 22 de Março, Pyongyang retirou, subitamente, o pessoal do Gabinete de Ligação Inter-Coreano, na localidade Norte-Coreana de Kaesong.

Alguns dias depois, os funcionários regressaram ao Gabinete, sem que Pyongyang tenha explicado as razões para a retirada ou para o regresso.

Mas o regresso ocorreu na sequência de uma mensagem publicada por Trump, na rede social “Twitter”, na qual o Presidente Norte-Americano afirmou que ia anular as sanções impostas ao Norte pelo seu próprio Ministério das Finanças, sem explicar quais.

PUB

PUB

PUB

To Top