PUB

Opinião

Problema da segurança & 2019, ano de celebrações históricas

Por: José Valdemiro Lopes

Nas vésperas do novo ano, vemos ao fundo do túnel o crepúsculo da regionalização administrativa, ou a oportunidade de materialização ou o acontecer de um novo amanhecer, que irá mexer com todo o território nacional, e em  todas as dez ilhas, sim temos que incluir a ilha de Santa Luzia, embora não seja povoada. As condições prevalecentes todas estas quase quatro décadas e meio, com fraco produtivismo e baixa competitividade, centralismo exagerado e uma máquina administrativa muito burocrática que não conseguiu desembaraçar-se completamente da castrante má influencia colonial, empurra hoje, ainda os trabalhadores, qualificados ou não a migrarem para o centro, fugindo das regiões e zonas assimétricas. Na periferia sem meios e com os serviços, mesmo os  da primeira necessidade, não inexistentes e com o mercado nacional, ainda por unificar, esses indicadores sérios, acentuam ainda mais, a urgência que Cabo Verde deve ter em conta para instalar, sem complexos autarquias supra municipais e fortalecer verdadeiramente os municípios, que são as instituições que têm, o “conhecimento real” dos seus territórios e seus munícipes e quem melhor que eles mesmos para aplicarem na pratica, ética e moral exigem, politicas mais acertadas e apropriadas ás soluções das suas próprias regiões, em matéria de desenvolvimento socioeconómico inclusivo.

Vem-nos, também á mente, devido á teoria dominante, de por assim dizer, da “segurança”, por que quando falamos do seu contrário, metemos tudo num único saco, evidenciando o já muito, popular,  “Kassu-Body”. Atrás desta perspectiva, sabemos e acreditamos que os assaltos influenciaram a teoria dominante a “securização”, mas as políticas públicas ineficazes, para contrariar transformou a realidade usando essa construção teórica como modelo, dado que a “segurança” é muito mais que esta simples retórica, a noção da segurança deriva sempre de um contexto cultural, histórico e social específico:  além das ameaças básicas à pessoa como animal humano – o estar seguro ou se sentir seguro é uma experiência e um conhecimento compreendidos em termos de teorias políticas sobre nações, soberania, classe, gênero, emprego, acesso ao ensino e ao conhecimento, acesso á saúde, ter casa própria, entretinimento, etc. etc. e mais outros eventos que organizamos, em tanto que seres humanos … Em termos de bem-estar da população, o sentimento de insegurança parece aumentar, só as elites económicas e politicas, neste pais ilhas é que enriquecem (e facilmente) a crise de perda de valores (tradicionais) neste pais também globalizado, por razões de estratégias, obriga aos ” players “ políticos, a modificarem, suas agendas de segurança e mudança de foco, discursando sobre politicas orientadas para as pessoas, para o bem-estar da população e até da sobrevivência do Estado, isto é, está-se trabalhando para a felicidade das pessoas…

Voltando ao já na porta, o novo ano de 2019, será rico e prolífico em celebrações que mudaram a historia mundial contemporânea e devemos ficar mais atentos e tirar lições sobre vários acontecimentos, alguns ainda hoje, com impactos na vida da humanidade. .

No novo ano de 2019 celebrar-se-á o centenário do Tratado de Versailles (1919), que, pôs fim, à primeira guerra mundial. O Tratado remodelou o mapa mundial fazendo surgir novos países (Polónia, Lituânia, Estónia, Letónia) e mais outros que já não existem, (Checoslováquia, Jugoslávia). A paz assinada foi efémera e durou, 20 anos,  abrindo, os efeitos da guerra, abriu caminho ao Fascismo & Nazismo que nasceram nos países que foram derrotados, nesta primeira Guerra Mundial.

A primeira grande crise económica, do Crack bolsista de 1929 celebrará seus 90 anos. A primeira depressão económica mundial do capitalismo atingiu mais duramente, a Alemanha e os Estados Unidos e teve influencia indirecta  no surgimento do germe nazista e não deixaremos de fazer paralelismo com os fraudulentos contratos “subprime” do Wall Street de 2008. Esta nova crise económica do mundo capitalista neoliberal, atingiu todos os países desta época “pós-industrial” crise de tem vida longa, que desenvolveu populismos, demagogos e outros ismos mesmo sob a forma de pratica religiosa falsa,

Foi também, em 1929 que consolidou-se o liderado de Josef Staline na URSS, inaugurando uma etapa nova, o Estalinismo, que teve resultados trágicos para a Rússia, e as “feridas”, permaneceram, dolorosas até á presente data, embora o sistema ter terminado, com a morte de Estaline (1953). Nesse mesmo ano (1929) nasceu o pacifista e defensor da causa “negro-americano, o pastor Marthin Luther King, que foi barbaramente, assassinado apenas, por ter defendido de maneira pacifica sa liberdades e direitos dos cidadãos negros americanos.

Em 2019 perfaz os 80 anos do começo da segunda Guerra Mundial (1939). Considerado como conflito mundial mais desastroso, da historia e teve como consequência, a ascensão e poderio Norte-americano como primeira potencia económica e militar, mundial concretizando a nova geopolítica mundial do século passado. No novo ano, comemora-se, na China o  70º aniversario da proclamação da República Popular da China (1949). A plataforma de segurança norte atlantista, o NATO, nasceu em (1949), impulsionada por Washington para contrariar a expansão da Russia, inaugurando o sistema bipolarizado da guerra fria… etc.

miljvdav@gmail.com

PUB

PUB

PUB

To Top