PUB

Mundo

Espanha quer proteger abelhas e outros insectos polinizadores 

O Governo espanhol lançou um Plano para proteger as abelhas, cuja população está em declínio pelo uso de pesticidas, que ameaçam também outros insectos polinizadores.

Fontes do Ministério para a Transição Ecológica ouvidas pela Agência EFE afirmaram que a situação é “muito preocupante”, o que vai levar a aplicar medidas para reduzir e evitar o uso de produtos fito-sanitários – insecticidas, herbicidas e fertilizantes -, que matem directa ou indirectamente os insectos polinizadores, em que se contam mais de 30 mil espécies só em Espanha.

O esboço do Plano está em consulta pública e nele se prevêem medidas para conservar “habitats” e recuperar as populações de insectos.

Além do uso de produtos tóxicos, a perda e a degradação de “habitats” é um dos factores que mais contribui para a morte dos insectos, a par das doenças, espécies exóticas invasoras e as alterações climáticas.

Práticas agrícolas sustentáveis, que incluam redução de riscos, são algumas das medidas que se podem adoptar.

Segundo uma lista publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza, 16,5 por cento (%) dos polinizadores vertebrados estão em perigo de extinção, enquanto na Europa, 9% das populações de abelhas e borboletas estão ameaçadas, com diminuições de um terço no número total de animais.

PUB

PUB

PUB

To Top