PUB

Mundo

Vaticano recebe líderes do Sudão do Sul para impulsionar Acordo de Paz

O Vaticano vai receber, na próxima semana, o Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, e o líder da Oposição, Riek Machar, para impulsionar a aplicação do Acordo de Paz.

O porta-voz interino da Santa Sé, Alessandro Gisotti, referiu que os dois líderes serão recebidos pelo Vaticano, na próxima semana, para “um retiro espiritual”, mas não avançou mais pormenores.

Na segunda-feira, os dois líderes anunciaram que foram convidados pelo Papa Francisco, mas Machar referiu que a sua presença no Vaticano depende de autorização, uma vez que se encontra em regime de prisão domiciliária.

Francisco recebeu o Presidente do Sudão do Sul, em 16 de Março, e confirmou, na altura, a intenção de visitar o País como sinal e “proximidade à população e para incentivar o processo de paz”.

A formação de um novo Governo de Transição, que deverá integrar elementos das duas partes em conflito, está prevista para 12 de Maio próximo.

O Acordo de Paz entre o Governo e a Oposição armada, assinado em Agosto do ano passado, em Cartum, e que foi ratificado em Setembro, em Adis Abeba (na Etiópia), pretende acabar com o conflito que dura desde 2013.

Entre outros pontos, o Acordo previa a criação de um Exército Nacional, que integrasse combatentes rebeldes, no prazo de oito meses, o que ainda não aconteceu, por falta de verbas.

PUB

PUB

PUB

To Top