PUB

Saúde

Boa Vista: Delegada de Saúde lamenta carência de especialistas na ilha

A delegada de Saúde da Boa Vista lamentou ontem a escassez de médicos especialistas, facto que, no entanto, “será resolvida através de um novo programa” do Ministério da Saúde que vai fazer deslocar especialistas regularmente à ilha

Krisia Delgado falava à Inforpress no âmbito de uma actividade de saúde realizada hoje pela delegacia para comemorar o Dia Mundial da Saúde e que englobou rastreios de saúde, nomeadamente de tensão arterial, glicemia e HIV.

“Na Boa Vista, temos carência de especialistas, mas já estamos a preparar para receber especialistas para virem dar consultas”, reforçou a responsável, que garantiu, no entanto, que a questão será resolvida através de um novo programa do Ministério da Saúde, com deslocação de especialistas regularmente a ilha, inclusive “alguns já reformados”.

Mas, para a delegada, a carência também passa pelo número de efectivos na delegacia, já que, conforme informou, os enfermeiros que trabalham na ilha dão cobertura somente nas urgências, o que faz com que a ilha fique “desfalcada na atenção primária”, devido a outros trabalhos nas comunidades.

Entretanto, a dirigente disse esperar que se resolva esta situação com o novo concurso de recrutamento de enfermeiros e com mais outros quadros de que a delegacia necessita.

Krizia Delgado afirmou que desta forma poderão ter funcionários suficientes para dar resposta à demanda e reforçar o sistema de saúde.

A delegada avançou ainda que “brevemente” vai-se recomeçar a fazer análises clínicas na delegacia, entretanto suspensas devido a uma avaria na máquina de bioquímica, mas que, com a aquisição de um novo equipamento, vão dar continuidade e melhorar o sistema de saúde.

“Queremos que a população fale connosco sobre os seus constrangimento, digam-nos onde, como, e o que é que podemos fazer para lhes ajudar, cheguem até nós para tentarmos resolver assim os seus problemas de saúde individuais e da ilha, pois temos de saber onde podemos actuar para melhorar os nossos serviços”, pediu a responsável, ao dirigir-se aos presentes na actividade de sensibilização da tarde de hoje.

O programa da actividade que saudou o Dia Mundial da Saúde contemplou ainda uma passeata de ciclistas pelas principais artérias da cidade de Sal Rei, em parceria com a Associação de Ciclismo de Boa Vista.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top