PUB

Fogo

Presidente da JPAI realiza visita de três dias a ilha do Fogo

O presidente da Juventude do PAICV (JPAI), Fidel Cardoso de Pina e o vice-presidente, Lúcio Fernandes, iniciam, esta sexta-feira (12), uma visita de três dias a ilha do Fogo com um programa intenso na ilha do vulcão.

Da deslocação destacam-se um debate sob o tema ‘’Juventude e Empreendedorismo’’ que igualmente irá acontecer no sábado, no Salão Nobre de Câmara Municipal de Mosteiros e que contará com a participação de jovens dos três municípios da ilha.

Esta iniciativa vem na sequência dos dados sobre o mercado de trabalho em Cabo Verde, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. O painel terá como oradores Gilson Cardoso, Presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz; os deputados municipais Euclides Fernandes e Antônio Cula, moderado pela jovem Henriqueta Cardoso.

O ponto alto desta agenda será a tomada de posse das estruturas concelhias da JPAI-Mosteiros liderada pelo jovem professor e deputado municipal, João Fernandes,  bem como da JPAI-Santa Catarina liderada pelo jovem professor Edmilson Nunes, sábado, igualmente no Salão Nobre de Câmara Municipal de Mosteiros.

‘’A nossa organização continuará com esta proximidade com a juventude em todo ocanto do país e na diáspora. A situação da juventude cabo-verdiana causa muita preocupação. Aliás os dados do INE vieram testemunhar isso: A taxa de desemprego jovem no país é assustadora. Situa-se nos 42,8% (jovens com idades compreendidas entre os 15 a 34 anos). Temos actualmente em Cabo Verde mais de 62 mil jovens com idade entre 15-34 anos que estão sem emprego e que não estão a frequentar um estabelecimento de ensino ou formação. A juventude precisa mais do que nunca ser ouvida. Continuamos na recolha de contribuições e subsídios que servirão de base para a elaboração de possíveis propostas de politicas públicas, para contribuir positivamente diante dos vários desafios da nossa juventude’’, afirma o presidente da Juventude do PAICV, Fidel Cardoso De Pina.

Ainda, parte da agenda, os jotas tambarinas participaram a convite da Câmara Municipal de Mosteiros, no Festival do Café que acontece este final de semana, vários bem contactos com a juventude nos diferentes pontos da ilha, com o intuito de inteirar-se do pulsar dos jovens e as expetativas no que toca especificamente ao emprego, ao empreendedorismo jovem e a formação.

 

PUB

PUB

PUB

To Top