PUB

Economia

Queijo da Boa Vista precisa de melhorar condições de produção para chegar à certificação

A seca, falta de pastos e ração têm afectado a produção e incremento de valor do queijo, que ainda não está certificado, na Boa Vista.

Conforme avança a Inforpress o presidente do Agrupamento Competitivo dos produtores de Queijo de Cabra de Boa Vista, Eliseu Almeida, diz-se preocupado com a produção, venda, certificação e incrementação de valor de cabra na ilha de Boa Vista.

Conforme explicou, “a produção de derivados de leite está reduzida devido à falta de condições, apontando nomeadamente a falta de pastos e ração entre os factores, que considera cruciais para o fabrico do queijo de cabra”.

“A nossa grande preocupação neste momento é a mobilização de água, e o acesso a este líquido que está a um custo elevado. Associada a esta necessidade está o problema de produção de pastos. Há falta de suplementação e ração para o gado”, disse Eliseu Almeida.

O líder associativo apontou também “a ausência de ligação marítima” como potenciador da quebra de stock de ração, o que segundo ele, “implica o aumento do custo do queijo vendido por 200 escudos, que antes custava 150 escudos cada unidade”.

“Quando dão conta que estamos com falta de ração na ilha, aumentam o custo do queijo de uma forma exponencial. E isto tem sido um grande constrangimento para os produtores que registam um aumento de despesas”, Informou.

O representante dos produtores de queijo relembrou ainda que “há que se apostar no melhoramento da espécie de cabra”, para incrementar o valor e certificar o queijo, o que para ele, ainda “está muito a quem do desejado”.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top