PUB

Mundo

Sri Lanka: Já há 158 mortos e um oitavo atentado

O número de vítimas mortais vai em 158, incluindo um português. As primeiras quatro explosões ocorreram em três hotéis de luxo e numa igreja, onde muitos fiéis celebravam o domingo de Páscoa. A polícia informou entretanto sobre a ocorrência de um oitavo atentado na capital.

As explosões ocorreram “quase em simultâneo”,  de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais.

O ministro para as Reformas Económicas e Distribuição Pública do país, Harsha de Silva, citado pela agência Lusa, apelou a que a população permanecesse calma e em casa. Confirmou, por outro lado, a existência de “muitas vítimas, incluindo estrangeiros”. Foi entretanto referido o número de 35 mortos estrangeiros.

O episódio mais sangrento desde o fim da guerra civil

Segundo a agência Reuters, citando um director hospitalar e a polícia, as bombas mataram mais de uma centena de pessoas e feriram mais de 400. Das vítimas mortais, mais de meia centena foram atingidas na igreja de S. Sebatião, em Katuwapitiya, a norte da capital.

Alguns meios de comunicação referem também um ataque a uma outra igreja, em Batticaloa, numa província oriental, com um saldo de 25 mortos.

Os três hotéis de luxo atingidos foram o Shangri-La Colombo, o KingsburyHotel e o Cinnamon Grand Colombo. Não foi anunciado se havia vítimas, ou quantas, nesses três locais.

Trata-se de um ataque de grande dimensão, como já não se via desde o final da guerra civil, que até há 10 anos atrás opôs forças governamentais e separatistas tamiles. Não existe ainda qualquer reivindicação dos atentados

(C/ agências)

PUB

PUB

PUB

To Top