PUB

Mundo

Governo do Sri Lanka identifica grupo culpado pelos atentados

Os bombistas que se fizeram explodir no Sri Lanka este domingo pertenciam ao grupo de extremistas islâmicos National Thowheed Jamath (NTJ), um grupo interno mas que até agora era praticamente desconhecido.

A informação foi divulgada pelo próprio Governo mas não sem uma ressalva: o grupo terá contado com a ajuda de uma “rede internacional”, disse à agência Associated Press Rajitha Senaratne, porta-voz do Governo. A complexidade dos ataques, segundo o Executivo, afasta a hipótese de que estes terroristas tenham atuado sem qualquer ajuda externa.

Especialistas ouvidos pelo diário norte-americano “The New York Times” comparam os métodos utilizados neste ataque aos de grupos terroristas como a Al-Qaeda. “Estes ataques parecem ter saído da cabeça de alguém do Daesh ou da Al-Qaeda, do ‘livro’ do militante jiadista global, já que fomentam o ódio religioso ao atacar várias igrejas num feriado religioso”, disse Anne Speckhard, diretora do Centro Internacional para o Estudo do Extremismo.

O presidente, Maithripala Sirisena adiantou, em comunicado, que vai pedir a colaboração internacional para encontrar a pista das conexões exteriores dos terroristas.

Fonte: Expresso

PUB

PUB

PUB

To Top