PUB

Destaques

Destaques da edição 608 do Jornal A NAÇÃO

Regresso do contrabando de grogue entre as ilhas

O galo volta a cantar na baía

Cabo Verde está a viver uma nova vaga de contrabando de grogue entre as ilhas. Atrás disso está a fiscalização cerrada, nos portos, por parte da IGAE, impedindo a circulação desse tipo de bebida pelo arquipélago. Para contornar o cerco, os fabricantes têm recorrido a botes de boca aberta para transportar os seus produtos para as outras ilhas onde a procura é grande. E vítimas desse tipo de transporte e comércio começaram, também, a aparecer, novamente.

Fundo Soberano e troca dos TCMF

BCV detecta contradições e incongruências nas propostas do Governo

O Banco de Cabo Verde (BCV) detectou várias contradições e incongruências no projecto de diploma que cria o Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado, em relação à proposta de Lei que autoriza a troca dos Títulos Consolidados de Mobilização Financeira por Títulos do Tesouro, de renda perpétua. Estes diplomas e a lei de extinção do Trust Fund constam da agenda desta última sessão plenária de Abril. Este facto poderá dominar a discussão do assunto entre a maioria e a minoria.

Sociedade

Salesianos participam em torneio em Portugal

A Escola Salesiana de Artes e Ofícios, de São Vicente, participa, de 1 a 4 de Maio, na 26ª edição dos Jogos Salesianos, em Portugal. Assim como em anos anteriores, nesta 4ª participação nacional no evento, a Escola Salesiana faz-se representar por uma equipa sub-11 de Basquetebol. Ao A NAÇÃO, o chefe da comitiva, Francisco Almendra, traçou a conquista do torneio como objectivo.

Santa Catarina

Agressores dos idosos em Ribeirão Manuel condenados a 9 e 8 anos de cadeia

O Tribunal da Comarca de Santa Catarina condenou os três jovens acusados de agredir e assaltar um casal de idosos em Ribeirão Manuel, em Abril do ano passado. “Manócray” foi condenado a nove anos e seis meses de prisão. E “Zitinho” e “Nuninho”, ambos, a oito anos e seis meses de cadeia.

Cultura

Miroca Paris vai acompanhar Madonna em tour mundial

O percussionista cabo-verdiano Miroca Paris vai acompanhar Madonna no tour do seu novo álbum “Madame X”. O músico, que se vinha destacando nos palcos da Europa, a solo, depois de lançar o álbum D´Alma, fez agora uma pausa na sua carreira pessoal para se juntar à comitiva da diva mundial da pop e já se encontra em Londres, em ensaios.

Nacional de Futebol

Empates dominam terceira jornada

Todas as partidas da terceira jornada do Campeonato Nacional de futebol, disputadas no último fim-de-semana, terminaram empatadas. No domingo (21), a contar para o grupo A, o líder, Mindelense, foi à ilha do Fogo empatar a uma bola com a Académica local. O mesmo resultado registou-se no jogo entre as Académicas do Porto Novo e da Praia, disputado no Estádio da Várzea. Na Brava, o Sporting e a Ultramarina anularam-se a dois golos, em partida do grupo B.

Economia

Portos de Cabo Verde podem vir a ter lojas francas

Os portos de Cabo Verde poderão vir a ter duty-free (lojas francas). Esta é uma das novidades previstas na alteração à lei que regula o Centro Internacional de Negócios (CIN), que, apesar de ter sido criado em 2011, só agora começa a sair do papel, com a criação de um gabinete de operacionalização. Ao A NAÇÃO, José Almada Dias, coordenador desse gabinete, fala das oportunidades do CIN, mas não esconde que há um “enorme desafio pela frente” na sua implementação.

Sociedade

Vencedores do concurso para bombeiros “esquecidos” pela Câmara da Praia

Esta Edição nº 608– que já está nas bancas! – é feita, também, do habitual Caderno ETC. do suplemento Pronto Para Negócio, assim como, as Opiniões de José Manuel Araújo , César Garcia, Natacha Magalhães, Arsénio de Pina, Paulo Freire Monteiro e Filinto Elísio.

 

PUB

PUB

PUB

To Top