PUB

Política

Governo vai vender 10% das acções que ainda detém da TACV na Bolsa

O ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros de Cabo Verde, Elísio Freire anunciou, ontem, em conferência de imprensa, que o governo vai vender 10% das ações da companhia aérea nacional TACV, através da Bolsa de Valores, ao preço de 1.457 escudos por título.

A medida, conforme avança o Jornal Económico, foi aprovada quinta-feira na reunião do Conselho de Ministros.

“O governo já fez a venda directa a um parceiro de 51% e, neste momento, possui 49% das ações. Destes 49 %, o governo decidiu que 10% serão alienados, sendo que 5% para trabalhadores e 5% para os emigrantes”, explicou Fernando Elísio Freire.

Como havia sido anunciado, estes 10% das acções destinam-se preferencialmente a trabalhadores e emigrantes.

“São 100 mil ações que serão vendidas na Bolsa de Valores de Cabo Verde, os trabalhadores e os emigrantes é que serão os preferenciais compradores com esta resolução, estamos a criar todas legais para que estes (trabalhadores e os emigrantes) possam aceder a aquisição  destas ações”, avançou.

Como diz essa fonte, o governo acredita que a forma como a TACV está, actualmente, a ser gerida, depois da venda directa dos 51% à Loftleidir Cabo Verde, será “fácil” encontrar parceiros para a venda dos 39%, ainda na posse do Estado. “ A forma como a TACV está a gerida permite a empresa ganhar maior credibilidade”, disse Fernando Elísio Freire.

Segundo o porta-voz do governo, para completar a reforma no setor do aéreo está-se também a trabalhar na concessão dos serviços de handling e na separação do negócio aeroportuário e dos serviços da navegação aérea – sendo que estes últimos continuarão 100% detidos pelo Estado.

Recorde-se que a Loftleidir Cabo Verde, detida por islandeses,  pagou 1,3 milhões de euros (cerca de 143 mil contos) por 51% do capital da empresa.

C/Económico

PUB

PUB

PUB

To Top