PUB

Sociedade

Missão cabo-verdiana de apoio a Moçambique já realizou 247 consultas médicas

A missão cabo-verdiana que se deslocou há poucos dias à Moçambique para assistência médica e medicamentosa às vítimas do Ciclone “Idai” tem realizado atividades nas áreas de Cardiologia, Clínica geral, promoção de saúde, urgência de adulto e crianças com quadro sintomatológico associado àquele ciclone, Ginecologia e Obstetricia, Cirurgia Geral, Enfermagem e Psicologia.

Segundo informações avançadas pelo Governo, com base no relatório enviado pelo chefe da equipa cabo-verdiana, desde o momento da sua chegada, até agora, já foram efetuadas um total de 247 consultas médicas, 221 procedimentos de enfermagem, 43 atendimentos psicológicos, além de campanhas de informação e promoção da saúde em várias temáticas.

Além das atividades acima referidas, os profissionais cabo-verdianos têm prestado ainda apoio logístico na produção de inventário de medicamentos disponíveis no hospital de campanha da Cruz Vermelha Portuguesa, com vista a uma melhor otimização no cumprimento terapêutico e reposição de stock na farmácia do Centro de Saúde Urbano do Macurungo.

Recorde-se que no âmbito da missão humanitária de Cabo Verde à Moçambique, o Governo mobilizou técnicos das Forças Armadas, voluntários da Cruz Vermelha, Proteção Civil, Direção Nacional de Saúde, Polícia Nacional, Ministério de Justiça, composta por quatro Médicos (Dr. Fernando Tavares, Mário Évora, Júlio Lima, Natalino Évora), seis Enfermeiros ( Enf. Rolando Monteiro, José António Semedo, Manuel Gomes, José David Ribeiro, Ilídio Costa), uma Psicóloga (Kátia Furtado) e um logístico ( Manuel Raimundo).

Conforme a mesma fonte, a equipa Médica liderada pelo Major Médico Cardiologista, Fernando Tavares, chegou a Moçambique no dia 18 de abril último, tendo sido recebida pela Cruz Vermelha Portuguesa, sendo que os profissionais de saúde de Cabo Verde foram integrados numa equipa constituída por técnicos da Cruz Vermelha Portuguesa, Médicos do Mundo e técnicos voluntários.

 

PUB

PUB

PUB

To Top