PUB

Cultura

Cabo-verdiano Miroca Paris vai acompanhar Madonna no tour “Madame X”

O percussionista cabo-verdiano Miroca Paris vai acompanhar Madonna no tour do seu novo álbum “Madame X”. O músico, que se vinha destacando nos palcos da Europa, a solo, depois de lançar o álbum D´Alma, fez agora uma pausa na sua carreira pessoal para se juntar à comitiva da diva mundial da pop e já se encontra em Londres, em ensaios.
Ainda recentemente, no início de Abril, Miroca Paris esteve em Cabo Verde para participar no Atlantic Music Expo, na Praia, e para dar um concerto de promoção do seu primeiro álbum a solo, na sua terra natal São Vicente. Isto antes de fazer uma pausa na sua carreira para acompanhar Madonna no tour do seu novo álbum, “Madame X”.
Aliás, já na sua passagem por Cabo Verde, Miroca Paris deu a entender que o futuro reservava grandes projectos para a sua carreira. Na altura, em entrevista a Nuno Sardinha, da RDP África, deixou escapar que ia fazer uma “pausa na carreira” para fazer uma tournée “com uma artista ao nível de Michael Jackson”.
Sem avançar grandes pormenores, até porque tal como Dino d´Santiago, também a sua ligação a uma das maiores lendas vivas da pop mundial – Madonna – está sujeita a um contrato de confidencialidade.
Neste momento, sabe o A NAÇÃO, Miroca Paris já se encontra em ensaios com a megabanda de Madonna, em Londres, antes de seguir para Las Vegas, onde, ao que tudo indica, terá início a tournée “Madame X”, o nome do novo disco da cantora, que será lançado a 14 de Junho. Inclusive, Madonna tem vindo a revelar vários pormenores e vídeos do novo disco nas redes sociais e num deles, dá para perceber a presença de Miroca Paris.
“Batuka”
Este não é o único talento crioulo que caiu nas graças de Madonna. Como o A NAÇÃO já havia anunciado, em exclusivo, na sua edição imprensa nº579, “Batuku no novo disco de Madonna”, a cantora criou uma afinidade musical com Dino d Santiago e a Orquestra de Batucadeiras de Portugal, com quem gravou o tema “Batuka”. Tema esse que integra agora uma das 15 faixas do seu novo álbum.
Batuka conta inclusive com arranjos de Dino d´Santiago. Foi através deste artista que Madonna passou a ter um maior contacto com a Lisboa africana. Como já havíamos noticiado, Madonna inspirou-se precisamente nessa Lisboa africana para o seu novo disco e até deu “kutorno” na altura das gravações de “Batuka”, num estúdio em Paços d´Arcos.
Além do batuco, o álbum irá contar com outras influências, incluindo uma versão do conhecido funk de Blaya, “Faz Gostoso”, mas que será interpretado em dueto com a cantora brasileira Anitta. Maluma, estrela da pop da américa do sul, integra também um dueto com Madonna no tema “Medellín”. O videoclip deste tema também já foi divulgado.
O conteúdo do novo disco, o 14º da carreira da cantora, foi dado a conhecer pela própria Madonna nas redes sociais, num vídeo onde aparece ao lado de Dino d´Santiago. Na altura a cantora revelou que em “Madame X” vai assumir várias personalidades.
“Madame X é uma agente secreta, A viajar pelo mundo, A mudar de identidade, A lutar pela liberdade, A dar luz aos lugares negros, Ela é uma instrutora de cha cha cha, Uma professora, Uma chefe de Estado, Uma empregada doméstica, Uma cavaleira, Uma prisioneira, Uma estudante, Uma pedagoga, Uma freira, Uma cantora de cabaret, Uma santa, Uma prostituta”, anunciou Madonna ao lado de Dino d´Santiago.
Agora é esperar por 14 de Junho para conhecer este novo trabalho de Madonna que já depois dos 60 anos continua a ser uma “caixinha de surpresas”.
Gisela Coelho
*Foto Alla Bogolepova

PUB

PUB

PUB

To Top