PUB

Política

São Nicolau terá brevemente Centro de Formação do IEFP

A ilha de São Nicolau terá, brevemente, um Centro de Formação Profissional. O anúncio foi feito pelo vice-primeiro ministro, Olavo Correia, que efetuou uma visita de trabalho à referida Ilha.
O governante avançou que o projeto está a ser desenvolvido juntamente com as duas Câmaras Municipais de São Nicolau, em parceria com o IEFP, visando levar “oferta de formação profissional de qualidade a partir desta ilha”.
“O trabalho é, por agora, o investimento na criação de condições humanas e institucionais, para que os jovens da ilha de São Nicolau tenham as suas habilidades potenciadas rumo a um mercado laboral que está a cada dia, mais exigente.
Olavo Correia avançou ainda que a aposta que este Governo vem fazendo está “completamente focada na qualidade da oferta formativa, para que os nossos jovens estejam habilitados a desempenhar as suas profissões em qualquer canto do nosso país ou por este mundo fora. Educar e criar oportunidades aos nossos jovens são as grandes prioridades deste Governo”.
Durante a sua estadia em São Nicolau, o tutelar da pasta de Finanças fez a apresentação do Programa de Estágio Profissional Empresarial (PEPE) no município de Tarrafal.   Foram também apresentados o Programa de Estágios Profissionais Para a Inovação e Tecnologia as Ofertas Formativas para este ano, bem como as oportunidades de financiamento.
São 340 oportunidades de estágios e formação profissional (para 2019) para os jovens da ilha de São Nicolau, em áreas como Agricultura e Hidroponia; Mecânica e Eletromecânica; Carpintaria; Culinária; Eletricidade; Canalização; Língua Estrangeira e Património Histórico para Guias de Turismo; Bijutaria em Escamas de Peixe; Horticultura, entre outras.
Olavo Correia ressaltou que o Orçamento de Estado deste ano prevê quase 500 mil contos para Formação e Estágios Profissionais que vão beneficiar cerca de 10 mil jovens, em todos os cantos do nosso país.
“Trata-se da criação de condições nunca antes vistas no nosso país e o Governo está expectante que sejam muito bem aproveitadas pelos nossos jovens. O Estado de Cabo Verde está a preparar a nossa juventude e ao mesmo tempo a criar oportunidades para que ninguém fique para trás”, disse o Governante.
O programa PRRA esteve também no centro das atenções do governante em S. Nicolau, tendo visitado algumas obras de requalificação, nomeadamente na Ribeira Prata e a cidade do Tarrafal- as localidades do Cabecilho/Palhal/Hortelã.
“A ilha de São Nicolau tem, sim, dificuldades, como tem todo o país, mas a nossa função, enquanto Governo, é superar estas barreiras e devolver a esperança à ilhas e as suas gentes, garantiu o vice-primeiro-ministro.

PUB

PUB

PUB

To Top