PUB

Mundo

“Caso  WikiLeaks”: Suécia vai pedir a detenção de Julian Assange

A Procuradoria sueca anunciou, esta segunda-feira, 20, que vai emitir uma ordem de detenção de Julian Assange, fundador do “WikiLeaks”, que se encontra preso no Reino Unido.

“Eu vou emitir uma ordem de captura europeia”, disse a procuradora Eva-Marie Persson – citada pela Lusa -, acrescentando que a decisão foi tomada na sequência de uma deliberação de um Tribunal de Copenhaga, que considera Assange “suspeito de violação”.

O fundador da Rede “WikiLeaks” esteve refugiado na Embaixada do Equador, em Londres, desde 2012, mas foi preso pelas autoridades britânicas no passado dia 11 de Abril.

O australiano de 46 anos enfrenta, igualmente, a extradição para os Estados Unidos da América (EUA), nomeadamente, pela difusão pública de informações militares secretas retiradas de um computador do Pentágono.

Eva-Marie Persson disse, também, que as autoridades do Reino Unido estão a deliberar se existe algum conflito jurídico entre o mandado de captura europeu e a questão da extradição para os EUA.

O caso da alegada violação de uma cidadã sueca que acusa Julian Assange foi relançado este mês pela Justiça de Copenhaga, depois de o fundador da Rede “WikiLeaks” ter sido preso em Londres.

PUB

PUB

PUB

To Top