PUB

Sociedade

Missão médica da Associação Kirio-Iitá em São Vicente para realizar Cirurgias Urológicas-pediátricas no HBS

Dois cirurgiões e dois anestesistas do Hospital Bambino Gesù, de Itália, estão na Ilha de São Vicente para realizarem cerca de 35 cirurgias urológicas-pediátricas e dezenas de consultas, no quadro da terceira missão da Associação Kriol-Itá à Cabo Verde.
As consultas iniciaram nesta segunda-feira,20, e decorrerão até o próximo sábado, dia 25.
Numa entrevista com o Mindelinsite, a presidente da associação Kriol-Itá, Maria Silva, diz que este é “mais gesto solidário” da Kriol-Itá que conta com uma vasta rede de parceiros disposta a apoiar e cooperar com Cabo Verde.
Segundo Maria Silva, durante estes dias, serão operadas 35 crianças dos dois aos 14 anos, das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, que neste momento já se encontram internados no HBS para serem tratadas nos casos de má-formações graves urológicas, ou qualquer outro problema urinário que envolva rins ou órgãos genitais.
A missão médica, a terceira da Kriol-Itá, acontece no quadro do protocolo que esta associação tem com o “Baptista de Sousa”, que teve a responsabilidade de selecionar as crianças nas ilhas.
As operações a cargo de dois cirurgiões acontecerão em simultâneo em duas salas cirúrgicas do HBS.
De realçar que a missão médica da Associação Kriol-Itáno arquipélago, representa a “boa relação” entre Itália e Cabo Verde, ao longo dos anos.

PUB

PUB

PUB

To Top