PUB

Mundo

Reino Unido: PM anuncia demissão devido ao fracasso no “Brexit”

A Primeira-Ministra (PM) britânica, Theresa May, anunciou, esta quinta-feira, que vai demitir-se da liderança do Partido Conservador, desencadeando uma eleição interna cujo vencedor vai assumir a Chefia do Governo.

May mantém-se em funções até que o Partido tenha eleito um novo líder, o que não deverá acontecer até ao final de Julho, incluindo durante a visita de Estado do Presidente dos Estados nidos da América (EUA), Donald Trump, entre 3 e 5 de Junho.

Enquanto PM, não pode renunciar até que esteja em posição de dizer à Rainha Isabel II quem esta deve nomear como sucessor.

A demissão da liderança deverá tornar-se efectiva a 10 de Junho, iniciando os procedimentos, que passam, numa primeira fase, por uma série de votações dentro do Grupo Parlamentar, que eliminam, progressivamente, os vários candidatos a apenas dois, que depois serão sujeitos ao voto de todos os militantes do Partido.

May já tinha prometido, em Março, que iria sair, mas na altura pediu para “acabar o trabalho”, assumindo como missão implementar o resultado do Referendo de 2016, que determinou o “Brexit”.

Mas a pressão sobre Theresa May aumentou nos últimos dias, incluindo dentro do Governo e de deputados até agora fiéis, devido à perspetiva de o Acordo de Saída da União Europeia (UE) ser chumbado no Parlamento por uma quarta vez.

Apresentada na terça-feira, 22, a nova Proposta de Lei para o “Brexit” estava prevista para ser votada a 07 de Junho e incluía como novidade a possibilidade de voto sobre um novo Referendo, o que desagradou a vários ministros.

As três anteriores propostas de “Brexit” negociadas pela PM britânica com Bruxelas foram rejeitadas por maiorias parlamentares, conduzindo a um impasse que obrigou Londres a prolongar o prazo de saída da União Europeia até 31 e Outubro.

PUB

PUB

PUB

To Top