PUB

Opinião

Um reconhecimento à UniPiaget na celebração do seu 18º aniversário*

Por: Paulo Veríssimo**
“Bom filho à casa torna”, diz o ditado. E este regresso num dia tão especial como este – dia em que a Universidade Jean Piaget, no âmbito da celebração do seu 18º aniversário, homenageia os alunos do seu primeiro curso e turma de Sociologia – tem um gosto especial e imemorável.
Como é de praxe nessas ocasiões, e em nome de todos os colegas de turma, exprimimos aqui a esta Universidade, através do seu Magnífico Reitor, os nossos agradecimentos por este gesto que para nós tem especial significado, para além de nos proporcionar um momento de incomensurável e inesquecível satisfação, pois estivemos, estamos e estaremos para sempre ligados a esta instituição.
Igualmente, e também em nome de todos os colegas de turma, queremos expressar aqui o nosso reconhecimento ao Instituto Piaget pela ousadia que teve, visão e investimento em Cabo Verde, criando, em 2001, a universidade com o mesmo nome, que no dia 7 de Maio do mesmo ano, deu início às suas actividades com o seu primeiro curso e turma de Sociologia, dos quais, orgulhosamente, fizemos parte.
Aproveitamos também o ensejo para desejarmos à Universidade Jean Piaget, que será sempre nossa universidade, as maiores felicitações e que continue a contribuir para a formação de quadros e a ser uma referência nacional ao nível do ensino superior.
A abertura do primeiro curso e turma de Sociologia não seria igualmente possível sem o naipe de professores, formados nas mais diversas áreas das Ciências Sociais, que permitiram o seu início e funcionamento, sempre partilhando os seus saberes e experiências de actuação profissional. Em nome dos colegas de turma, endereçamos a todos esses docentes, na maioria cabo-verdianos, o nosso reconhecimento e gratidão, pelo rigor e qualidade que imprimiram ao curso, despertando-nos o interesse e proporcionando-nos o “mergulho” na metodologia e na produção teórica no domínio das Ciências Sociais, em particular da Sociologia.
Este reconhecimento e gratidão são também extensivos a todos os colaboradores de então, da Universidade Jean Piaget, pelo profissionalismo e pela amizade que nos dedicaram, ajudando-nos a superar as dificuldades iniciais que, diga-se, não eram poucas.
Com efeito, o início do primeiro curso de Sociologia, com a primeira turma, foi muito mais do que um acto inaugural de uma instituição acabada de se instalar no país. Foi também, e sobretudo, palco de encontro de jovens das diversas ilhas e pontos do país que, na sua maioria, não se conheciam e que estavam à procura de concretizar o sonho de ter uma formação superior. Assumiu-se, de igual modo, como palco de encontro de jovens das diversas ilhas e pontos do país que, apesar da competição saudável e desejável pelas melhores notas, o que, aliás, constituiu um dos factores para a qualidade deste primeiro curso, construíram uma amizade sincera e profunda, e cumplicidades que perpassam o tempo e que valem uma vida.
António Gedeão, poeta português, no seu poema Pedra Filosofal, diz que “o sonho é uma constante da vida/tão concreta e definida/como outra coisa qualquer”. E o sonho que viemos à procura nesta instituiçao se concretizou, pois quase todos os colegas de turma concluíram o ciclo de bacharelado e de licenciatura, tendo alguns prosseguido para a pós-graduação, e hoje todos são quadros de referência em diversas instituições nacionais e também internacionais.
Permita-me aqui, distintos colegas de turma, salientar o percurso das nossas colegas Carla Indira Semedo, Carla Carvalho e Carmelita Silva, que concluíram com sucesso o doutoramento em universidades estrangeiras, atestando a qualidade da formação inicial que tiveram, e hoje, além de formarem outros jovens cabo-verdianos em Ciências Sociais, fazem parte da nova vaga de cientistas sociais inicialmente formados no país.
Termino agradecendo, em nome de todos os colegas de turma, uma vez mais, a nossa Universidade Jean Piaget, através do seu Magnífico Reitor, por esta homenagem e reiterando os votos de felicitações e que a instituição continue a ser uma referência nacional ao nível de ensino superior.
 
Uma vez Piaget, Piaget sempre!
Muito obrigado pela vossa atenção!
 
* Discurso proferido no passado dia 10 de Maio, no Auditório da Universidade Jean Piaget, no acto de homenagem, promovido por esta instituição, aos alunos do seu primeiro curso e turma de Sociologia
** Sociólogo

PUB

PUB

PUB

To Top