PUB

Sociedade

Uni-CV acolhe seminário sobre a literatura em Língua Portuguesa

‘Literaturas em Língua Portuguesa: literaturas em trânsito e femininas’ é a abordagem dos vários painéis que compõem o seminário, que acontece entre hoje, 2, e amanhã, 3, na Universidade de Cabo Verde.
Participam nesta iniciativa cerca de uma dezena de docentes da Universidade de Cabo Verde e diversas Universidades brasileiras, sendo alguns escritores.
O ato de abertura conta com a presença da presidente da Faculdade de Ciências Sociais Humanas e Artes, Arminda Barros, do embaixador do Brasil em Cabo Verde, José Carlos de Araújo Leitão e da coordenadora do grupo “Vozes da África” (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Geni Mendes de Brito.
O painel de abertura promove o tema ‘viagens da poesia cabo-verdiana entre raízes e rizomas, entre árvores e ondas: literatura mundo para uma pátria mundo’, dirigido por Simone Caputo Gomes, da Universidade de São Paulo.
Constam no programa ainda temas como ‘Cenas femininas no chão crioulo’, por Sônia Maria Santos (Universidade Amílcar Cabral/Universidade Lusófona da Guiné), ‘A louca, a prostituta e a emigrante: três perspectivas de mulheres à margem’, por Simone Chmidt (Universidade Federal de Santa Catarina), ‘Dina Salústio e a violência de género na literatura cabo-verdiana’, por Geni Mendes de Brito (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), entre outros.
A iniciativa tem como parceiros a Academia Cabo-verdiana de Letras, Rede Brasil Cultural, Centro Cultural Brasil-Cabo Verde, Leitorado Brasileiro Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top