PUB

Destaques

Destaques da edição 618 do Jornal A NAÇÃO

Negócio entre Geocapital e magnata espanhol em risco

Governo e Administração contra  transformação da Caixa em Banco de Investimentos

O empresário espanhol Enrique Bañuelos de Castro já não vai comprar a participação (24,44 por cento – %) da Geopital na Caixa Económica de Cabo Verde (CECV). O Governo e a administração dessa instituição financeira se opõem à ideia de transformar a Caixa num Banco de Investimentos.    

 

Espaço verde na Prainha

Moradores indignados recorrem

à Provedoria contra Câmara da Praia Um grupo de moradores da zona da Prainha, na Cidade da Praia, acusa a Câmara Municipal de colocar à venda uma área reservada para espaço verde, para construção de um edifício de quatro andares. Os lesados já apresentaram uma queixa junto da Provedoria de Justiça e ponderam interpor uma providência cautelar junto dos tribunais.

 

5 de Julho de 1975: 44 anos depois  

Vinte dos 72 deputados nasceram no pós-Independência  

A NAÇÃO ouviu alguns dos deputados que ainda não eram nascidos no Dia da Independência Nacional, acontecimento que esta sexta-feira completa 44 anos. Dos 72 deputados da IX Legislatura, 20 nasceram depois de 5 de Julho de 1975. Como percepcionam esta data, o que significa representar os cabo-verdianos no Parlamento, quais as preocupações e prioridades?

 

“Luta Contra a Pobreza”

Trabalhadores do POSER reclamam do despedimento

Trabalhadores do Programa de Promoção das Oportunidades Sócio-Económicas Rurais (POSER), herdeira do Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza, acusam o Ministério da Agricultura e Ambiente de “demissão injusta” e não-pagamento da compensação por “caducidade ilegal” do contrato. Para o coordenador do Programa, João Fonseca, tratou-se tão-somente de adequar o novo quadro ao Programa, com um novo formato.

Galeria de Fajã

O “oásis” que transformou São Nicolau 

Criada no final do ano passado, a Associação para a Promoção da Galeria da Fajã, na Ilha de São Nicolau, está determinada em preservar a memória histórica e o legado patrimonial que essa galeria representou, e continua a representar, para o desenvolvimento da ilha. O primeiro passo é o lançamento da obra “Galeria de Fajã” a ser apresentada no próximo dia 9 de Julho, na própria galeria. Passo a passo, o livro retrata a história do surgimento do “oásis” que transformou para sempre a ilha de Chiquinho e que faz com que hoje cheguem produtos ao mercado turístico.

“Taça Independência”

São Vicente inicia defesa do título frente à Boa Vista

A Ilha de São Nicolau recebe, a partir desta sexta-feira, 5 de Julho, até o dia 16 deste mês, a XII Edição do Torneio Inter- Ilhas de Futebol, denominado “Taça Independência”. As seleções de São Vicente e da Boa Vista, finalistas da anterior Edição, defrontam-se na primeira jornada do Grupo B. Na “Poule A”, a equipa anfitriã defronta o Combinado de Santo Antão, no jogo inaugural da competição.

“Nha Beba” lembrada por Manuel Rui

O Cágado e as palavras do silêncio

Escritor e autor do Hino Nacional de Angola, Manuel Rui rende homenagem e verga perante a “beleza” dos 109 anos da tarrafalense “Nha Beba di Nho Papacho”, que foi de Tarrafal (de Santiago), a quem chama de “Tia”, com a certeza de que ela não morreu.

Uma Crónica sentida, de profundo reconhecimento, de mistura com muita saudade e lembranças mil…a não perder!

-Esta Edição nº 618 – que já está nas bancas! -, traz, também, o habitual Caderno ETC.;  a par das Opinião de: Arsénio Fermino de Pina, Carlos carvalho, Cipriano Fernandes, Mário Matos e Nataniel Barbosa Vicente e Silva; e das Colunas de Filinto Elísio e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top