PUB

Destaques

Destaques da edição 619 do Jornal A NAÇÃO

Instrumento de Coordenação de Políticas

Cabo Verde no colete de forças do FMI

Para consolidar os “recentes ganhos”, o Governo acaba de assinar com o Fundo Monetário Internacional (FMI) o Instrumento de Coordenação de Políticas (“Policy Coordination Instrument” – PCI), com vista ao aprofundamento das reformas macroeconómicas. Até Janeiro de 2021, a Cidade da Praia é obrigada a reportar periodicamente sobre os atrasados de pagamentos internos, deixando de poder contrair mais dívida pública. Apesar dos eufemismos, o colecte de forças é evidente.

 Associação dos Media Privados de Cabo Verde

Conferência Internacional lança debate Sobre o Papel dos Media em Democracia

A Associação dos Media Privados de Cabo Verde (AMPCV) vai ser oficialmente apresentada esta sexta-feira,12, na Assembleia Nacional, na Praia, durante uma conferência internacional sobre “O Papel dos Media em Democracia”. A regulação e a sustentabilidade financeira dos media privados serão alguns dos temas em debate, durante a conferência que serve ainda de mote ao empossamento dos órgãos sociais da novel Associação.

 Desova das tartarugas

Entre a protecção e a  “comercialização” turística

Apesar da Caretta-caretta ser uma espécie protegida, e em extinção, ainda há quem capture tartarugas para vender a carne, mas as associações que protegem as tartarugas garantem que a nova Lei trouxe “ganhos” e defendem maior “aplicabilidade”. Mesmo assim, no Sal, já foram capturas 5 desde o início da época. Mas, o trabalho incansável de protecção tem de conviver com o negócio de excursões nocturnas de visitas às tartarugas, cada vez mais procuradas por turistas. Só na ilha do Sal apontava-se para 550 mil contos, em 2016, o lucro das receitas das excursões à desova. Agora, com o surgimento de novas unidades hoteleiras, estimasse que os valores sejam superiores.

Economia

Caixa controlada quase na totalidade pelo Estado

A Caixa Económica de Cabo Verde é de novo propriedade, quase na totalidade do seu capital social, do Estado. As negociações para a compra de 27,44 por cento das GeoCapital pelo empresário espanhol Bañuelos de Castro goraram, e para evitar “instabilidade” do segundo maior banco do país, o Governo adquiriu as referidas acções por quase 12 milhões de euros.

Praça do Palmarejo

PP entra com recurso no Tribunal da Relação de Sotavento

O processo do embargo da obra da requalificação da Praça do Palmarejo acaba de conhecer um novo recurso. O Partido Popular (PP) solicitou a fiscalização concreta das inconstitucionalidades materiais contidas no acórdão nº 67/2019 do Tribunal da Relação de Sotavento, que anulou a sentença do Tribunal Cível da Praia que tinha decretado o embargo da referida obra.

Santa Catarina

Turma de surdos prova que a inclusão faz-se através do ensino

Na Cidade de Assomada (em Santa Catarina de Santiago) existe uma turma de surdos que acolhe 15 crianças de diferentes localidades de Santa Catarina, São Salvador do Mundo (Picos) e Tarrafal. Criada em 2015, esta “turma de inclusão” funciona no Agrupamento Escolar nº 1 e alberga alunos do 4º e 2º ano de escolaridades.

São Vicente

“Ponta d’Pom” entre reconhecimento e desafios do voluntariado

A Associação Desportiva, Recreativa, Cultural, Social e Ambiental (ADRCSA) “Ponta d’ Pom” completa, em Setembro próximo, 29 anos. Ao longo do percurso, o trabalho desenvolvido dentro e fora da comunidade do bairro de Fonte Inês e em vários sectores é imensurável. Para o seu presidente, Albertino Gonçalves, o  reconhecimento fez crescer a responsabilidade, mas, também, os desafios.

“Taça Independência”

Santo Antão e Fogo, Santiago e Boa Vista  nas meias-finais

As selecções de Santiago e Boa Vista estão nas Meias-Finais do Torneio Inter-Ilhas – também chamada “Taça Independência” -, juntamente com os combinados de Santo Antão e Fogo.

As equipas de São Nicolau – a anfitriã! -, Sal , Brava, São Vicente, Maio e Diáspora (Estados Unidos da América) já disseram adeus à Prova, que está a decorrer na “Ilha de Chuiquinho” até à próxima terça-feira, 16.  As Meias-Finais desta Prova da Federação Cabo-Verdiana de Futebol têm lugar na tarde do próximo domingo, 14.

Encontra, também, nesta Edição nº 619 – que já está nas bancas! -, o tradicional Caderno ETC.;  assim como, as Opiniões de: Cipriano Fernandes, Fidel de Pina e de Osvaldo Lima; a par da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top