PUB

Mundo

Grã-Bretanha: Candidatos a PM protagonizam ultimo debate

Os dois candidatos a Primeiro-Ministro (PM) britânico, Boris Johnson e Jeremy Hunt, protagonizam, esta segunda- hoje em Londres o último debate com militantes do Partido Conservador antes do encerramento da votação, na segunda-feira, 17.

Ao longo de quatro semanas, Johnson e Hunt percorreram o País e participaram em 16 debates, em que foram escrutinados sobre as suas ideias sobre questões como as políticas fiscal, económica e a externa, mas, sobretudo, relativamente ao “Brexit”.

Num debate promovido pelo Jornal “The Sun” e pela Rádio TalkRadio, na segunda-feira à noite, 15, ambos reiteraram que querem que o Reino Unido saia da União Europeia (UE) no final do prazo, a 31 de Outubro, e que uma saída ordenada depende de alterações à solução para a Irlanda do Norte, que está no Acordo negociado com Bruxelas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, afirmou que o mecanismo para evitar uma fronteira física com a vizinha Irlanda, conhecida por “Backstop”, “como está, está morta”, enquanto que o favorito, Boris Johnson, rejeitou “limites de tempo ou portas de escape unilaterais ou quaisquer dispositivos elaborados” e disse que “o problema é muito fundamental”.

Porém, a recém-eleita presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, que só vai estar em funções a 1 de Novembro, reiterou a posição de que o Acordo não será modificado.

“O Acordo de saída negociado com o Governo do Reino Unido cria certeza onde o ‘Brexit’ criou incerteza. Eu estou pronta para uma nova prorrogação da data de saída, se mais tempo for necessário por um bom motivo”, afirmou no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Jeremy Hunt e Boris Johnson disputam a eleição interna no Partido Conservador para suceder a Theresa May à frente do Partido, e, consequentemente, no cargo de PM.

Os militantes podem votar, por via postal, até às 14H00 (hora de Cabo Verde) de 22 de Julho e, no dia seguinte, o vencedor será divulgado, desencadeando a demissão da PM britânica para dar o lugar ao novo líder do Partido do Governo.

Theresa May renunciou à liderança do Partido Conservador a 7 de Junho, devido às dificuldades em fazer aprovar o Acordo de Saída, que concluiu com Bruxelas em Novembro, mas continua como Ghefe de Governo até à eleição do sucessor.

PUB

PUB

PUB

To Top